São José dos Pinhais terá nova fase do Em Frente Brasil

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, se prepara para receber a segunda etapa do Em Frente Brasil, do Ministério de Justiça e Segurança Pública, que busca diminuir os índices de violência e tem projeto-piloto em cinco cidades do País.

Em reunião nesta sexta-feira (04) com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito da cidade, Toninho Fenelon, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, informou que um diagnóstico será fechado e apresentado no próximo dia 31, servindo como balizador do trabalho.

Com base nos resultados nesta primeira etapa do projeto, será elaborado o plano de ação da segunda fase do programa, que vai envolver diversos ministérios, secretarias de Estado e também órgãos municipais, dentro de um comitê gestor a ser formalizado.

A intenção, explicou Moro, é ampliar os investimentos para áreas correlatas, mas que têm influência também na redução da criminalidade. O ministro citou especificamente obras de infraestrutura, como investimento em iluminação pública, ou de ação social que busquem a ressocialização.

“É um projeto pioneiro, em que a ação policial é importante, mas não só ela. Agora, nesta segunda fase, buscamos políticas de cunho social e urbanístico para resolver problemas pontuais de cada município”, destacou Moro. “Mas isso não quer dizer que abriremos mão das forças de segurança pública. Será um complemento”, acrescentou ele.

À DISPOSIÇÃO – Ratinho Junior colocou a estrutura do Estado à disposição da nova fase do projeto. Em relação à segurança, índices estatísticos relacionados ao boletim de ocorrência unificado, serão integrados nos próximos dias entre as forças de segurança que atuam no projeto.

O governador destacou, ainda, investimentos que já estão em andamento no município. O Governo liberou recentemente R$ 27 milhões para ações de infraestrutura na cidade. Contemplam a duplicação da Avenida Rui Barbosa, umas das mais importantes de São José dos Pinhais; a pavimentação de vias no bairro Guatupê, a retomada das obras da trincheira Marechal Hermes, além da implantação do Escola Segura.

“Queremos sempre o fortalecimento e a ampliação da parceria. São José é uma cidade importante do Paraná, que conta com uma área abrangente e uma localização estratégica. Qualquer decisão que visa reduzir os índices de criminalidade e melhorar a vida da população, o Governo do Estado estará presente”, ressaltou Ratinho Junior.

PRIMEIRA FASE – Implantando no dia 30 de agosto em São José dos Pinhais, o projeto-piloto Em Frente Brasil conta com 100 policiais da Força Nacional de Segurança, que passaram a atuar em conjunto com as forças de segurança estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil) e municipal (Guarda).

Em um mês, o programa apresentou redução nos índices de violência no município. Houve redução de 40% nos homicídios (de cinco ocorrências em setembro de 2018 para três no mesmo mês deste ano) e de 24,4% nos roubos (de 209 para 158). Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

O secretário de Estado da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, ressaltou que também houve redução de 20% no número de homicídios do Paraná no primeiro semestre. Balanço da secretaria indica queda no número de roubos (-18%), roubo a veículos (-27,4%), roubo a residências (-26,3%), roubo em ambientes públicos (-14,7%) e roubo a comércios (-25,3%) em relação ao primeiro semestre de 2018. “Isso é fruto do trabalho de integração. Compartilhamento de dados e informações em tempo real entre as forças de segurança do município, estado e nação”, afirmou o secretário.

Além de São José dos Pinhais, Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e Paulista (PE) são as outras cidades que integram a primeira fase do projeto.

- Anuncie Aqui -