Oficina de Literatura aborda formas de preconceito

www.asemananews.com.br
Foto: Divulgação

Crianças da Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado, tiveram uma atividade diferente nesta segunda-feira (7/9). Os alunos do quinto ano da manhã e tarde participaram de uma Oficina de Literatura com a escritora Lindsey Rocha Lagni.

O projeto faz parte da Lei de Incentivo à Cultura. A escritora apresentou o livro Céu e Mar, de sua autoria, com ilustrações de Mari Inês Piekas, inspirado na convivência de Lindsey com crianças vítimas de preconceito, trazendo como pano de fundo a capoeira e a Umbanda, religião genuinamente brasileira.

O personagem central é o menino Lucas, que vivia com a família em Salvador (BA) e que precisa se mudar para o sul do país após um acidente que o abala emocionalmente. Ao chegar na nova cidade, ele tem de encontrar maneiras de superar sua perda, ao mesmo tempo em que precisa refletir sobre assuntos como exclusão e identidade.

“Num primeiro momento, Lucas consegue se integrar na nova cidade e chega a ser goleiro de um time de futebol da escola, mas basta tomar um gol para começar a ser discriminado”, explicou Luzia Simplício da Silva, chefe de Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na Regional Bairro Novo.

Paralelamente à história de Lucas, o leitor toma conhecimento sobre religião, costumes, música e outros aspectos da cultura afrobrasileira.

“É muito interessante porque as crianças interagem com a escritora e conseguem perceber situações parecidas no seu cotidiano”, comentou Luzia.

Como o livro também fala na arte da capoeira, no período da tarde, os alunos aprenderam movimentos básicos da luta na quadra de esportes da escola, sob a supervisão do mestre Alexandre de Souza.

Crianças da Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado, tiveram uma atividade diferente nesta segunda-feira (7/9). Os alunos do quarto ano da manhã e tarde participaram de uma Oficina de Literatura com a escritora Lindsey Rocha Lagni.
Foto: Divulgação

- Anuncie Aqui -