Mulheres se unem contra a depressão na US Vitória Régia

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Agulha, lã e muita conversa. Estes são os itens que não podem faltar no grupo de convivência Grupo de Amigas e Artesãs Vitória Régia (Grasvi), que se reúne às segunda-feira, das 14h à s16h, na US Vitória Régia, no CIC.

Mulheres de todas as idades deixam os problemas em casa e encontram-se para tricotar, semanalmente, desde 2017. Com 22 participantes ativas, o grupo tem vagas abertas para interessadas. Basta procurar a unidade de saúde.

A dona de casa, Marcia Leocádia fundou o grupo. Ela é voluntária em várias frentes há dezenove anos e resolveu coordenar uma atividade na unidade de saúde que frequenta. “Gosto de fazer a diferença na minha comunidade. Além disso, o voluntariado faz bem pra mim”, disse.

A voluntária conta, ainda, que cada pessoa que participa do Grasvi tem uma história de superação. “Muitas têm depressão, por isso, sair de casa e conviver com outras pessoas com a mesma doença é tão importante para elas”, explica Marcia.

Além disso, quando Marcia percebe que alguma das mulheres está mais deprimida ou com algum outro problema, avisa a equipe técnica da US Vitória Régia. O acompanhamento constante auxilia os tratamentos de saúde.

Rosana Joanita Alves, 54 anos, agora escuta rock e faz artesanato diariamente. Ela é diarista e vende panos de prato, chinelo e tapetes na feira da Administração Regional CIC, às sextas-feiras.

“Não é só uma atividade manual é uma terapia. Além disso, ganho um dinheiro extra”, conta Rosana.

Além do artesanato, o grupo ajuda a cuidar do jardim do local e participa de atividades da unidade de saúde, passeios e até fazem visitas nas casas uma das outras.

“Eu conto os dias para que chegue segunda-feira. Cuidamos do jardim, fazemos artesanato e muitas amizades”, comenta Vilma aparecida Melo, 50 anos.

A farmacêutica Liliane Rossi, 34 anos, frequenta o grupo há seis meses. Na tarde desta segunda-feira (7/10), a unidade de saúde teve uma atividade diferente. Uma aula de Zumba durante a tarde e ela foi uma das mais animadas durante a dança.

“Trabalho meio período e eu estaria em casa neste horário. Vir aqui me distrai, faço amizades. Vale muito a pena”, comenta Liliane.

Serviço: US Vitória Régia

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Cyro Correia Pereira, s/n, CIC.
Grupo Grasvi: segundas-feiras, das 14h às 16h.
Informações: 3212-1558

- Anuncie Aqui -