Saúde bucal de Curitiba é campeã nacional pelo segundo ano consecutivo

Foto: Maurilio Cheli/SMCS (arquivo)

Curitiba é destaque nas políticas odontológicas pelo segundo ano consecutivo. A capital garantiu mais uma vez o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia (CFO), na categoria “Municípios acima de 500 mil Habitantes”. O resultado do prêmio foi divulgado na sexta-feira (11/10) e os dados avaliados são relativos ao exercício de 2018.

Com essa nova premiação a cidade se torna tricampeã brasileira de saúde bucal. A primeira vitória havia sido em 2012. Após seis anos, Curitiba retornou ao pódio dos sorrisos em 2018 e mantém a primeira colocação em 2019.

Para o prefeito Rafael Greca, o prêmio é resultado dos investimentos em saúde da atual gestão.

“É com grande alegria que recebo esse prêmio, um reconhecimento pelos esforços na Saúde. Nossa cidade está cada vez mais saudável e cheia de sorrisos”, afirmou Greca.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, disse que a premiação reconhece a dedicação dos profissionais e estimula a continuidade do trabalho.

“Nossa equipe da Saúde fica muito feliz pelo reconhecimento de um trabalho que é realizado com afinco e conta com o apoio do nosso prefeito, que tem investido muito na saúde e no atendimento da população de Curitiba na odontologia”, disse Márcia.

A implantação da telerregulação na odontologia e o agendamento de consultas, nas 111 unidades de saúde, pelo aplicativo Saúde Já, possibilitaram a otimização do serviço e melhoria da oferta para população.

“A telerregulação está sendo grande aliada para organizar as especialidades odontológicas. Conseguimos, por exemplo, zerar a fila do Amigo Especial”, pontua a secretária ao falar sobre os avanços. Amigo Especial é um serviço de atendimento a pessoas com algum tipo de deficiência.

Rede de Saúde Bucal

Em 2018, as equipes de saúde bucal da atenção básica do município de Curitiba fizeram 1.540.278 procedimentos. A rede curitibana oferece atendimento odontológico nos 111 postos de saúde e em três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Há, ainda, atendimento hospitalar para pacientes especiais e encaminhamento para atendimento hospitalar em especialidades como Oncologia e Cirurgia Bucomaxilofacial.

Em casos de urgência e emergência odontológica, Curitiba conta com três UPAs (Boa Vista, Fazendinha e Sítio Cercado) que ofertam consulta odontológica para o período em que os postos de saúde encontram-se fechados.

Curitiba tem 336 cirurgiões dentistas na atenção básica (postos de saúde) e 45 na atenção secundária (UPAs e CEOs). Além disso, a rede conta com 165 técnicos e 497 auxiliares.

Prêmio

Criado há 14 anos, o Prêmio Nacional de Saúde Bucal reconhece e valoriza iniciativas e profissionais que priorizam a qualidade do atendimento odontológico prestado à população na rede pública.

Foram avaliados critérios como financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, recursos humanos, remuneração na atenção básica e educação permanente.

Os concorrentes foram divididos em nove grupos: municípios com até 20.000 habitantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul (contabilizando cinco grupos); municípios entre 20.001 e 50.000 habitantes; municípios entre 50.001 e 100.000 habitantes; municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes; e os municípios com mais de 500.000 habitantes – que inclui o Distrito Federal.

A cerimônia oficial de premiação será no dia 27 de novembro, em Brasília (DF). Os vencedores receberão um consultório odontológico completo.

Campeões

Categoria acima de 500 mil habitantes
1º lugar: Curitiba/PR

Categoria de municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes
1º lugar: Nossa Senhora do Socorro/SE

Categoria de municípios entre 50.001 e 100.000 habitantes
1º lugar: São Sebastião/SP1º lugar

Categoria de municípios entre 20.001 e 50.000 habitantes
1º lugar: Ibiporã/PR

Categoria até 20 mil habitantes por macrorregião:
1º lugar na Região Norte: Vitória do Jari/AP
1º lugar na Região Nordeste: Dom Basílio/BA
1º lugar na Região Centro-Oeste: Juscimeira/MT
1º lugar na Região Sudeste: Porto Real/RJ
1º lugar na Região Sul: Figueira/PR

- Anuncie Aqui -