Valores do cooperativismo serão ampliados nas escolas municipais

www.asemananews.com.br
Foto: Daniel Castellano / SMCS

O projeto “Fazendo Arte – Cooperando com a Vida”, que já beneficiou dez escolas municipais de Curitiba, deve ser ampliado para outras unidades, preferencialmente as que têm Faróis do Saber e as que desenvolvem o programa Comunidade Escola, com atividades para a comunidade aos sábados.

“Recebi um caprichado relatório do que já foi feito e gostaria que essa iniciativa se estendesse”, disse o prefeito Rafael Greca, que na tarde desta quinta-feira (17/10) recebeu o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), José

Roberto Ricken, para uma reunião sobre o resultado do projeto.

“Aqui queremos educar para o empreendedorismo e o cooperativismo”, acrescentou o prefeito.

“Sabemos que o prefeito é um semeador de ideias e por isso acreditamos nesta parceria”, comentou Ricken.

O Fazendo Arte aplica os valores do cooperativismo – como ajuda mútua, responsabilidade democracia, solidariedade, honestidade, igualdade, entre outros – em atividades com estudantes da rede municipal do 4º ao 5º ano. Ao final do trabalho, com a orientação de artistas, os estudantes pintam painéis.

O projeto teve início em abril, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) do Paraná e a Unicultura.

“Ações como essa desenvolvem habilidades nos estudantes, como o trabalho em equipe”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Foram contempladas as escolas Wenceslau Braz, Irati, Papa João XXIII, Alencar Furtado, Jaguariaíva, Herley Mehl, Júlio Moreira, Dona Lulu, Nansyr Cecato e Guilherme Butler.

Além dos resultados do Fazendo Arte, Ricken também apresentou ao prefeito o programa Cooperjovem, que busca despertar o cooperativismo junto a professores e estudantes.

O prefeito agradeceu a parceria e presenteou Ricken com um exemplar do seu livro Curitiba, Luz dos Pinhais.

Cooperativismo no Paraná

Criada no início da década de 1970, a Organização das Cooperativas do Paraná representa o cooperativismo e sindicalismo cooperativo paranaense. Atualmente são 215 cooperativas vinculadas.

Presenças

Também participaram da reunião a coordenadora de Projetos da Educação, Andréa Barletta; o coordenador de Cooperativismo da Ocepar, Humberto Bridi; a gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Maria Emília Pereira Lima; o superintendente Leonardo Boesche; e os diretores da Unicultura Ricardo Trento e Cibele Lunkes.

- Anuncie Aqui -