Cientista explica como rastreou origem de óleo que contamina praias

www.asemananews.com.br
Moisés Rabinovici conversa com oceanógrafo Ilson Silveira sobre derrame de óleo na costa brasileira - Divulgação/TV Brasil

(EBC) Como se fosse um desafio para seus alunos, o professor da USP Ilson Silveira perguntou: “E se rastrearmos as manchas de óleo para descobrirmos de onde estão vindo?”. Foi assim, por meio de uma simulação em laboratório, que descobriram as origens do óleo vazado que contamina e mancha as praias do Nordeste desde o final de agosto.

O petróleo veio, comprovaram, submerso, de uma corrente marinha, de uma distância que pode variar entre 400 a mil quilômetros do litoral brasileiro. A simulação foi comprovada por outras instituições que investigam o derramamento do óleo em mais de 200 praias em 77 municípios do Nordeste desde 30 de agosto.

O professor de Oceanografia Física do Instituto Oceanográfico da USP, Ilson Silveira, comenta o derramamento de petróleo na costa e explica a simulação que fez com seus alunos. A Marinha acredita que um navio fantasma, operando fora dos radares, seja responsável pelo desastre.

Ilson Silveira é bacharel em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Oceanografia pela USP, Phd em Ciências da Terra pela Universidade de New Hampshire e pós-doutorado pela Universidade de Rhode Island, ambas nos Estados Unidos.

Moisés Rabinovici conversa com oceanógrafo Ilson Silveira sobre derrame de óleo na costa brasileira – Divulgação/TV Brasil
- Anuncie Aqui -