Prevenção e cuidado com a diabetes levam milhares à Praça Ouvidor Pardinho neste sábado

www.asemananews.com.br
Foto: Valdecir Galor/SMCS.

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento Retina do Bem e o Mutirão da Diabetes reuniu, neste sábado (9/11), na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no Rebouças, milhares de pacientes com diabetes, pré-diabetes e os que têm preocupação e querem se prevenir da doença.

Em sua maioria encaminhados pelas unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba, os pacientes puderam passar por sete estações organizadas não apenas na unidade, mas nas tendas montadas especialmente para o evento. Cada uma delas foi destinada a um atendimento.

O foco principal foi a prevenção à retinopatia diabética, doença que decorre de complicações da diabetes.

Com a participação de 500 voluntários, dos quais 60 médicos, a iniciativa é resultado da parceria entre o Oftalmo Curitiba – Hospital da Visão, o Centro Paranaense de Oftalmologia e a Prefeitura de Curitiba. O objetivo é ampliar a oferta do atendimento oftalmológico aos pacientes diabéticos na cidade.

O prefeito Rafael Greca esteve na Praça Ouvidor Pardinho, conversou com pacientes, profissionais de saúde, estudantes e voluntários. “É muito importante que tenham vindo”, disse o prefeito ao grupo de pacientes que fazia a dilatação da pupila, uma das sete estações pelas quais os participantes puderam passar.

“Fico agradecido com a parceria dos vários médicos que vieram somar com o nosso projeto do mutirão de diabetes e de prevenção da cegueira por diabetes. É muito importante para Curitiba essa prevenção”, disse o prefeito.

Saúde para ver Curitiba

Quatro mil pacientes foram agendados das 111 unidades de saúde. Eles fizeram os exames, a avaliação da retina e os que precisam já saem daqui com a aplicação do laser, que é um tratamento.

“Curitiba é tão bonita. Ela merece que todos olhem a sua beleza até o fim da vida”, declarou o prefeito Rafael Greca

A aplicação do laser foi feita nos olhos do paciente Joel dos Santos Trizotte, de 49 anos, encaminhado para o mutirão pela Unidade de Saúde Irmã Tereza Araújo, no Boqueirão. Joel é diabético há 11 anos. Pelo segundo ano ele participa do evento.

“Eles verificaram uma alteração no exame da retina”, disse Trizotte. O exame de fundo de olho feito nele e nos demais participantes da ação deste sábado pode diagnosticar uma complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina (a retinopatia diabética).

“Pelo segundo ano, vou fazer o laser. É bem bacana o evento e está bem organizado”, declarou Joel. Ele contou que faz o possível para cuidar da doença. “Faço caminhadas no Parque Náutico, que é perto da minha casa”, contou.

A manicure Francine de Oliveira, de 34 anos, também achou tudo muito organizado. “E é prático chamar todos os pacientes assim. A demanda é muito grande”, afirmou Francine, que foi encaminhada pela Unidade de Saúde Vista Alegre, bairro onde mora. Francine é filha e neta de diabéticas e toma medicação há quatro meses. “Não tinha ideia que eu iria adquirir a doença tão cedo”, lamentou.

Assim como os demais participantes da ação, o prefeito pode conversar sobre os medicamentos que usa com a farmacêutica Fernanda Sales, que é professora da PUC e participou da iniciativa deste sábado orientando os pacientes sobre o uso correto da medicação.

As estações preparadas para o evento foram: cadastro e pressão arterial; glicemia; dilatação da pupila; exame de fundo de olho; orientações; avaliação do pé diabético; retorno SUS, para o encaminhamento dos pacientes da unidade de saúde para o acompanhamento nos casos de alteração ocular nos prestadores de serviço.

Elogio à UPA

Enquanto esteve na unidade de saúde, o prefeito foi abordado pela aposentada Luiza Bastos Oliveira, de 72 anos, que elogiou o atendimento que recebeu no início da manhã, quando precisou ir até a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Pinheirinho. Luiza conversou com a secretária da Saúde, Márcia Huçulak. “O atendimento foi rápido, fui atendida com gentileza. Eu não imaginava que seria assim. Que atendimento maravilhoso”, contou admirada.

UPA Pinheirinho adota atendimento inovador para reduzir tempo de espera

Também estiveram na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho com o prefeito o administrador regional da Matriz, Dirceu de Mattos, técnicos da Secretaria da Saúde.

- Anuncie Aqui -