Programa Curitibinhas Poliglotas beneficia seis mil estudantes

www.asemananews.com.br
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Seis mil estudantes do Ensino Fundamental de 109 escolas municipais têm aulas de língua estrangeira (inglês, espanhol ou italiano). É o programa Curitibinhas Poliglotas, apresentado nesta segunda-feira (11/11) pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, em uma aula de campo do programa Linhas do Conhecimento, na Prefeitura.

As atividades do Curitibinhas Poliglotas foram iniciadas neste segundo semestre. As unidades optaram pelas línguas conforme decisões da comunidade escolar. São 78 unidades com inglês, 23 com espanhol e dez que ofertam italiano.

“O mundo da internet, dos computadores e dos telefones móveis é também um mundo em língua estrangeira. O acesso à tecnologia é mais fácil se soubermos inglês. Estudar fora e conseguir alguns empregos também depende de falar outro idioma”, disse Greca.

O programa oferta material didático aos estudantes e garante, a todos os professores envolvidos, a formação continuada.

A secretária da Educação disse que o programa está sendo ampliado. “Das 185 escolas, 60% já participam. Nosso objetivo é levar a todas as unidades”, afirmou Maria Sílvia ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel.

A estudante Danielle Camargo de Souza, do 4º ano da Escola João Cabral de Melo Neto, quer aprender inglês e espanhol. “É muito legal falar outra língua”, disse. A unidade em que ela estuda pode aderir ao programa.

Linhas do Conhecimento

O Linhas do Conhecimento transforma Curitiba em uma imensa sala de aula, com atividades em diversos espaços da cidade, como museus, faróis, universidades, órgãos públicos, praças e teatros.

Na atividade desta segunda-feira participaram turmas do 3º e 4º ano das escolas municipais Heráclito Fontoura Sobral Pinto, Padre João Cruciani e Theodoro de Bona – que já possuem o programa de Língua Estrangeira – e Poeta João Cabral de Melo Neto, Ivaiporã e Érico Veríssimo, que podem aderir.

Presenças

Também estiveram na aula a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a gerente do programa Linhas do Conhecimento, Scheilla Orlosqui; chefes dos Núcleos Regionais da Educação e professores.

- Anuncie Aqui -