Setran apresenta sistema de alerta para pedestres em fórum nacional

www.asemananews.com.br
Foto: Divulgação

O sistema sonoro de alerta para pedestre implantado no cruzamento das avenidas República Argentina e Presidente Kennedy, no ano passado, foi o destaque apresentado pela Superintendência de Trânsito (Setran) no 1º Fórum Nacional e 4º Fórum Paranaense do Programa Vida no Trânsito (PVT).

Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Detran-PR, o evento aconteceu nesta quarta (13/11) e quinta-feira (14/11), em Foz do Iguaçu. O encontro serviu como campo de discussão sobre os três pilares estruturais do programa: engenharia, educação e fiscalização de trânsito. Participaram representantes de órgãos de trânsito de todo o País.

“Com essa troca de informações podemos observar o que outras cidades estão fazendo para reduzir mortes e a acidentes graves”, avalia a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

De Curitiba também participaram do fórum a coordenadora do PVT pela Secretaria Municipal de Saúde, Anna Rosa Rissatto Ruzyk, e os representantes no programa municipal dos grupos de trabalho de engenharia (Gustavo Garrett), fiscalização (Michelangelo Soares e Silva) e educação (Juan Ramon).

“Cuidado, ônibus se aproximando”

A tecnologia apresentada pela capital foi implantada em um cruzamento que registrava acidentes graves envolvendo pedestres, na travessia com as pistas para automóveis e com a canaleta do transporte coletivo, enquanto o sinal estava aberto para os veículos. Foram quatro atropelamentos nesse ponto, em 2017.

Desenvolvido pela empresa Dataprom, o sistema consiste na instalação de sensores instalados na via exclusiva para ônibus, distantes aproximadamente 40 metros das faixas de travessias. Esses sensores acionam o alerta sonoro com a frase “Cuidado, ônibus se aproximando”. Os alto-falantes ficam nos postes semafóricos, na altura da sinalização para pedestres.

Desde 2011 Curitiba faz parte do PVT. Daquele ano até 2018, a cidade reduziu as mortes no trânsito em 46,5%.

“Nosso objetivo é passar a meta prevista para 2020, que é de 50% de redução”, afirma a superintendente.

- Anuncie Aqui -