Índice de infestação pelo Aedes aegypti em Curitiba é de 0%

Foto: Foto: Pedro Ribas/SMCS

O segundo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) deste ano mostra que Curitiba tem 0% de infestação pelo mosquito. O mapeamento realizado em novembro pela Secretaria Municipal da Saúde faz parte das ações do programa Curitiba Sem Mosquito.

Agentes de endemias vistoriaram 21.856 imóveis na cidade e não foi identificado nenhum foco positivo para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O LIRAa é uma ferramenta do Ministério da Saúde que apresenta a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões da cidade. O resultado fornece um mapa que ajuda a Prefeitura a direcionar as ações contra o mosquito. O objetivo é que esse indicador fique abaixo de 1%.

A escolha dos locais a serem visitados é feita por sorteio, dentro de metodologia aplicada em todo o País, em função da densidade populacional e do número de imóveis.

No primeiro levantamento do ano, em abril, o resultado foi de 0,2%. Foram identificados 36 focos positivos nos 23.099 mil imóveis visitados, ainda assim, dentro do parâmetro satisfatório.

Desde 2017, Curitiba realiza dois mapeamentos por ano, em períodos com diferentes condições climáticas. Em todos, manteve o índice de infestação abaixo de 1%.

Todo cuidado é pouco

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Tatiana Faraco, embora o índice de infestação atual seja de 0%, é importante que a população não descuide e evite acumular água em locais que podem se tornar criadouros do mosquito.

“Não podemos descuidar do nosso ambiente, principalmente com a perspectiva de dias mais quentes, que favorecem a proliferação do mosquito. É preciso sempre fazer a remoção da água acumulada”, diz Tatiana.

Curitiba Sem Mosquito

Em uma ação integrada entre as secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente a Prefeitura promove durante todo o ano o mutirão Curitiba sem Mosquito, que faz a coleta de entulhos em regiões vulneráveis nos dez distritos sanitários da cidade.

Em 2017 e 2018, o mutirão recolheu mais de duas mil toneladas de lixo e entulho. Neste ano foram coletados mais de 597 toneladas de lixo nas regionais Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Pinheirinho, Portão e Tatuquara.

 

Dez passos para afastar mosquito Aedes aegypti

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

- Anuncie Aqui -