Greca discute retomada da construção civil pós-pandemia

www.asemananews.com.br
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Os desafios da construção civil e a retomada do setor no período pós-pandemia foram assuntos discutidos nesta quinta-feira (30/7), pelo prefeito Rafael Greca, durante videoconferência com representantes da MRV Engenharia, uma das maiores construtoras do país.

No encontro à distância também foram abordadas as diretrizes de segurança e saúde adotadas pelo setor e pelo município para garantir a proteção dos trabalhadores da área. Greca destacou que em Curitiba a construção civil está entre as atividades essenciais que continuam funcionando neste período.

“Somente nos canteiros de obras da Prefeitura temos aproximadamente 15 mil trabalhadores de empresas de engenharia atuando de forma direta e indireta. Graças a Deus nenhum padeceu”, disse Greca.

Participaram do encontro virtual o presidente da MRV, Eduardo Fischer, o diretor Regional de Desenvolvimento Imobiliário da Região Sul, Ronaldo Motta, o diretor Desenvolvimento Imobiliário do Paraná e Santa Catarina, Ricardo Bicalho Polozzi, e a gestora de desenvolvimento imobiliário da MRV em Curitiba, Juliana Maria Bandeira Sílvia.

Obras ao ar livre

O prefeito ressaltou o fato de as obras da Prefeitura serem executadas ao ar livre, com distanciamento social e responsabilidade “Com todos os cuidados seguimos garantindo este importante setor da nossa economia”, disse Greca.

Além dos tradicionais equipamentos de segurança usados nas obras, os trabalhadores tiveram reforçadas as orientações para o uso frequente de álcool em gel e a lavagem das mãos com água e sabão.

Eduardo Fischer ressaltou a característica do setor, que já incorpora equipamentos de segurança para seus trabalhadores, porém afirmou que a empresa investiu em treinamento para ampliar a segurança de todos.

“O setor da construção civil, de modo geral, teve baixo impacto de contaminação. Temos buscado ampliar e corresponder com as questões de saúde e segurança ao mesmo tempo que buscamos manter o setor aquecido para mantermos os empregos”, disse o empresário.

Investimentos

Os empresários destacaram a importância das parcerias realizadas como a Prefeitura de Curitiba, como para a oferta de moradias populares pela Cohab e de áreas revitalizadas nas proximidades dos empreendimentos imobiliários da empresa. Também anunciaram a previsão de novos investimentos que devem gerar aproximadamente 1.500 empregos na cidade.

A construtora tem 3.700 unidades habitacionais em aprovação na cidade, o que representa investimentos na ordem de R$ 275 milhões em obras e arrecadação de cerca de R$5 milhões em taxas e impostos arrecadados para o município.

Participaram da videoconferência o secretário municipal do Urbanismo, Julio Mazza, o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, e a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi.

- Anuncie Aqui -