Fazenda Rio Grande dispõe agora de um serviço gratuito de próteses dentárias para pacientes das Unidades Básicas de Saúde. Iniciado há um mês, o serviço já atendeu 20 pessoas que saem mais felizes e realizadas, com sorriso novo.
Apesar do atendimento ser feito no município, as próteses são feitas por uma empresa terceirizada, vencedora da licitação que dispõe sobre o serviço. Os investimentos são realizados com repasse do Ministério da Saúde, através do Programa Brasil Sorridente do qual fazem parte os laboratórios regionais de prótese dentária. O serviço é disponível aos municípios interessados.
De acordo com o cirurgião-dentista e coordenador da saúde bucal e do serviço de próteses no município, Dr. Luiz Antônio Alcântara Madureira, antes, tudo funcionava por meio de encaminhamento. “Na atenção básica a gente fazia o encaminhamento para a atenção secundária, para as universidades. Aí tinha custos para os pacientes, além da despesa com o deslocamento, o custo da prótese. Agora é tudo gratuito”, destaca.
Para ter um sorriso novo, não há restrições quanto à idade ou renda. Basta ser morador de Fazenda Rio Grande, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e pedir encaminhamento da Unidade de Saúde onde é atendido pelo dentista. Os atendimentos são feitos toda quinta-feira na UBS Nações. Em média, devem ser feitas 20 próteses por mês, sendo todas móveis, inteiras ou parciais. A equipe é composta pelo Dr. Luiz, um cirurgião-dentista e um técnico, ambos do laboratório de próteses.
O paciente passa por um exame clínico e, depois, é encaminhado para o processo de moldagem da prótese. Tudo dentro da UBS. O molde é enviado ao laboratório e tudo volta pronto para a Unidade, já para ser entregue.