Prefeitura de Curitiba e Estado estudam eletromobilidade para a RMC

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná formarão um grupo técnico integrado para avaliar a viabilidade da implantação de sistemas de transporte sobre trilhos (monotrilho e Veículos Leves sobre Trilhos – VLT) para atender a Região Metropolitana de Curitiba. A ideia é prospectar novos modais com veículos mais eficientes, modernos e menos poluentes, movidos a energias renováveis.

O tema foi tratado nesta quarta-feira (6/1), no Palácio Iguaçu, pelo prefeito Rafael Greca e o governador Carlos Massa Ratinho Junior, com representantes da empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), fabricante de veículos elétricos com zero emissão de poluentes.

“Temos ainda grandes gargalos de transporte metropolitano que precisam ser solucionados. Tenho certeza que juntos com o Estado vamos avançar. A grande Curitiba é uma só”, afirmou Greca, ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Para a Região Metropolitana de Curitiba, o Governo do Estado desenha junto com os prefeitos das cidades que fazem parte do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano a implantação de um modelo de transporte com veículos elétricos, contemplando os municípios que têm os maiores fluxos de passageiros. De acordo com a URBS, em tempos normais, 1,5 milhão de pessoas se deslocam de ônibus diariamente entre a capital e a Grande Curitiba.

“O sistema de transporte de Curitiba ficou reconhecido mundialmente por sua eficiência, mas o modelo já não atende à demanda atual. Queremos construir juntos uma solução para modernizar esse sistema, aproveitando os traçados já existentes para incluir outros modais, como VLT e o monotrilho”, afirmou o governador.

“A capital paranaense será uma ótima vitrine para a empresa que trouxer novas alternativas para o transporte público”, ressaltou Ratinho Junior.

Entre as propostas a serem estudadas para a capital está a de aproveitar a estrutura da Linha Verde para modernizar a ligação com cidades como Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara, Colombo e Campina Grande do Sul.

O governador defende que a adoção de veículos elétricos pode ser uma alternativa mais econômica e ambientalmente sustentável. Ele destacou os esforços do Estado para incentivar o uso de automóveis movidos à energia elétrica, sendo o primeiro estado a isentar as alíquotas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os fabricantes desses veículos.

- Anuncie Aqui -