Campeão de MMA lança projeto social em Curitiba

O Parque Barreirinha será a primeira sede do projeto Trilhando nos Caminhos da Sustentabilidade e da Prevenção: Uma Luta Necessária, do Instituto Maurício Shogun Rua. Convênio entre o instituto e a Prefeitura foi assinado nesta quarta-feira (28/3). O prefeito Rafael Greca recebeu em seu gabinete o campeão de MMA Maurício Shogun.

“Isso é muito bom porque vai ajudar a recuperar o parque, que é o mais antigo de Curitiba – mais velho até que o Barigui. Você trouxe um lindo presente de aniversário para Curitiba”, disse Greca, elogiando o atleta. O projeto prevê o atendimento de 80 adolescentes em situação de vulnerabilidade social da Vila Leonice, vizinha do parque, por meio das lutas marciais.

“A ideia é contribuir para a redução da violência e do uso de drogas. Luto desde os 14 anos e, por isso, me mantive longe das drogas e das baladas” disse o campeão, que nasceu e se criou no Bacacheri, perto do parque escolhido para o desenvolvimento da proposta.  Maurício Shogun tem 36 anos. “Essa era a minha idade quando assumi a Prefeitura pela primeira vez”, observou Greca.

Afinidades entre parceiros

O propósito do projeto coincide com o da Diretoria de Políticas Sobre Drogas da Secretaria da Defesa Social e Trânsito, órgão da Prefeitura que recebeu a proposta de parceria. Outros objetivos são revelar talentos em artes marciais e funcionar como uma vitrine de bons exemplos para a juventude. “É um projeto inspirador, que afasta os jovens das más escolhas pela referência nos bons exemplos”, disse o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Os adolescentes beneficiados, explicou Shogun, serão encaminhados para o Instituto por meio da Secretaria da Defesa Social e da Fundação de Ação Social (FAS). Definido o público, as atividades acontecerão no espaço de eventos do parque, que será revitalizado pela entidade. A administração municipal cederá o espaço e contribuirá com a triagem dos adolescentes.

Entre as práticas previstas estão aulas de práticas esportivas e as oficinas, sobre temas como prevenção do uso de drogas e educação ambiental e sustentabilidade. A ação prevê a participação das famílias dos jovens, selecionados de acordo com a frequência escolar e o risco socioeconômico.

Pensando além

Mais que gostar da proposta, o Prefeito quer que ela chegue a outros espaços – como as Ruas da Cidadania e a praça Afonso Botelho, a praça do Atlético, no Rebouças. Quanto ao Parque Barreirinha, planeja, o local poderá ser incluído no roteiro do programa Linhas do Conhecimento. “Vamos envolver a Secretarias da Educação nessa ideia”, disse.

Pelo Instituto Mauricio Shogun Rua estava o diretor administrativo, Christian Mazza, filho do jornalista Luiz Geraldo Mazza.

 

- Anuncie Aqui -