Inscrições para cursos técnicos terminam na quinta-feira

CEEP Curitiba - Centro Estadual de Educao Profissional de Curitiba, novos equipamentos para os laboratorios. Foto: Hedeson Alves

As inscrições para os cursos técnicos da Secretaria de Estado da Educação para o segundo semestre de 2018 encerram na quinta-feira (21). São 58 cursos com duração de um a dois anos, oferecidos na modalidade subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio. Eles são totalmente gratuitos e ofertados em colégios e centros de educação profissional da rede pública estadual.

Os cursos estão disponíveis em 184 municípios paranaenses. Confira os cursos e os locais onde são oferecidos.

“Temos uma ampla gama de cursos profissionalizantes na rede estadual, ofertados gratuitamente para que os nossos estudantes tenham a oportunidade de obter uma formação profissional de qualidade, além de ampliar as possibilidades de emprego e renda”, explica a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação o Estado do Paraná, Candida de Carvalho Junqueira.

Para os interessados em estudar nos Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceeps), Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Ceepa), Colégios Agrícolas Estaduais (CAEs) e Centro Estadual Florestal de Educação Profissional (Cefep), as inscrições podem ser feitas online, na página de cada instituição de ensino, ou presencialmente.

A instituição de ensino deverá organizar uma palestra e oferecer aos candidatos informações acerca do currículo do curso escolhido e do perfil do profissional. O candidato será informado no ato da inscrição a data e local da atividade.

INSCRIÇÕES – Nos demais colégios as inscrições devem ser feitas diretamente nos estabelecimentos que ofertam o curso pretendido. O candidato deve entregar a Ficha de Inscrição e a Ficha de Pontuação preenchidas, disponíveis na Orientação Conjunta n.º 01/2018; fotocópia e original do RG e CPF; fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista; termo de ciência do estágio obrigatório preenchido, quando existir estágio no curso; comprovante de renda familiar.

As instituições de ensino devem atender os critérios estabelecidos na orientação conjunta nº 01/2018, que inclui cada turma ter entre 35 e 40 alunos, possuir espaço físico disponível para as atividades e professores habilitados na área. As aulas começam em 30 de julho.

A Secretaria da Educação também oferta o Proeja, educação profissional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para quem já concluiu o ensino fundamental e tem mais de 18 anos, com duração de três anos; e Especialização Técnica de Nível Médio, para quem concluiu o curso técnico vinculado, com duração de seis meses a um ano.

- Anuncie Aqui -