Alergia alimentar em cães

Alimentos como ovos e leite podem propiciar o surgimento da alergia nos animais

Assim como os seres humanos, os pets não estão livres da alergia alimentar. Nos cães, a doença afeta o sistema imunológico e, segundo o médico veterinário e dermatologista do Hospital Veterinário Pet Care, Dr. Luiz Lucarts, alimentos como carne bovina, ovina, suína, peixes, aves, leite, ovos, entre outros, contribuem com o problema. “Esses alimentos possuem proteínas, carboidratos, lipoproteínas e glicoproteínas, que desencadeiam fortes reações alérgicas no animal”, salienta o veterinário.

Outros produtos de origem vegetal ou que contenham corantes artificiais, conservantes e aromatizantes também causam alergias nos cães. E embora não haja uma predisposição racial determinada, cães de raças como West Highland White Terrier, Golden Retrivier, Boxer, Shar Pei e Lhasa Apso são os que mais sofrem com a possibilidade de desenvolver esse tipo de alergia.

Sintomas da alergia nos pets 

A coceira é o principal sintoma da alergia, mas geralmente ele não fica totalmente evidente no pet. “Este prurido pode se manifestar como otites frequentes, que são as inflamações no ouvido. É possível detectar também pela lambedura insistente das patas”, explica o especialista.

Para tratar a alergia nos cães existem vários tipos de dietas especiais que curam a patologia, mas cada caso deve ser analisado individualmente pelo veterinário, uma vez que os cães podem apresentar históricos alimentares bem diferentes. Com base em uma dieta caseira ou hipoalergênica, são feitos testes para descobrir qual alimento é o causador da alergia. “A dieta deverá ser realizada de 8 a 12 semanas.”

Aos primeiros sinais de melhora, o animal retorna gradativamente à sua antiga alimentação para que o veterinário consiga descobrir qual ingrediente é, de fato, o responsável pela alergia. Por isso, mesmo que seu pet fique de olho na sua comida, fazendo aquela carinha de “pidão”, nada de dar um pedaço a ele! A saúde dele está sempre em primeiro lugar.

Fonte: www.maisequilibrio.com.br

- Anuncie Aqui -