Pacientes passam por triagem para cirurgia de catarata

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, acompanhou neste sábado (12) mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata no Hospital de Olhos de Londrina, o Hoftalon. Desta vez, 350 pacientes de 13 municípios da região de Campo Mourão estão sendo atendidos. Somente nesta ação, o investimento do Estado ultrapassa a marca de R$ 432 mil em recursos próprios.

De acordo com Caputo Neto, a iniciativa está mudando a vida dessas pessoas. “Gente que estava praticamente cega, que não conseguia mais reconhecer os familiares e que até perderam o emprego vão poder voltar a enxergar. Isso não tem preço”, relatou o secretário após conversar com dezenas de pacientes.

Durante todo o dia, foram realizados os procedimentos de triagem para avaliar se o problema de visão era realmente causado pela catarata. A maior parte das pessoas é idosa e tem indicação de cirurgia para ambos os olhos. Na oportunidade, os pacientes também foram submetidos a uma avaliação multiprofissional com exames pré-operatórios. O diretor-geral do Hoftalon, Nobuaki Hasegawa, explica que entre os exames realizados estão os de acuidade visual, biometria, tonografia ocular, avaliação da pressão e do fundo dos olhos, além da avaliação cardiológica. “É uma bateria de exames que garante a segurança do procedimento. Tudo para que o paciente saia daqui enxergando perfeitamente”, afirmou.

A fase de cirurgias está prevista para ser iniciada já na próxima semana. O fluxo de atendimentos foi organizado para que todos os pacientes sejam operados até o final de setembro. O Hoftalon, que é referência no estado em atendimento a pacientes com catarata, também será responsável pelo acompanhamento pós-operatório.

Desde o ano passado, mais de 9 mil cirurgias de catarata já foram realizadas na unidade através do mutirão do Estado. A parceria com clínicas e hospitais de referência está permitindo que se reduza o tempo de espera pelo procedimento na rede pública de saúde.

- Anuncie Aqui -