Em dois dias, mais de sete mil foram atendidos em mutirão de saúde em SJP

Na última quarta-feira, 30 de agosto, a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais realizou o segundo dia do mutirão de recadastramento de exames de imagem, o Fila Zero. Além disso, foram disponibilizadas as mais de 5 mil autorizações aos usuários que deixaram suas guias de encaminhamento para liberação no primeiro dia do mutirão, no sábado, dia 26. Ao todo, foram agendados 7.345 exames durante os dois dias em que o mutirão foi realizado.

Havia, segundo dados do Departamento de Regulação em Saúde, mais de 54 mil exames na fila de espera e o objetivo dessa ação foi de entender qual é a fila real de espera e organizar o processo. “Conforme eram liberados os exames, a equipe da Secretaria de Saúde percebeu que havia um absenteísmo muito grande, muitos usuários não compareciam. De 100 exames que eram liberados, apenas 15 compareciam para realizar. Então, foi feito um estudo e um planejamento pelos departamentos de Regulação e da Atenção Primária e organizado o Fila Zero, uma ação para recadastrar quem ainda precisava realizar tais exames”, explica o secretário de Saúde do Município, Giovani de Souza.

Muitos dos usuários que passaram pelo mutirão tinham encaminhamentos com vários exames na mesma guia e aguardavam há anos para realiza-los. Outros, foram inseridos na fila mais recentemente. “Durante a segunda e a terça-feira houve um mutirão interno na secretaria para agendamento das guias de exames que foram recolhidas no sábado. A equipe de servidores trabalhou incansavelmente até as internamente dentro da secretaria na segunda, na terça (quando a equipe terminou as 2 horas da madrugada de quarta-feira para dar conta dos agendamentos”, conta o secretário.

 

No dia 30, mais usuários procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizar o recadastramento e foram orientadas a retornar na Unidade para retirar seu agendamento a partir do dia 20 de setembro. “Entendemos que zeremos a fila daquelas pessoas que tinham necessidade de realizar seus exames. E acredito que, de alguma forma, quem não compareceu para o recadastramento tenha resolvido, feito o exame particularmente ou não necessita mais realiza-lo”, explica Giovani.

Sobre o Mutirão Fila Zero, o secretário afirma que “foi extremamente válida, principalmente para o usuário; para aquelas pessoas realmente necessitadas, que ficaram na expectativa de serem atendidas. Estamos aqui para isso, sem influência de ninguém, como uma ação administrativa de saúde pública com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”.

Quem não compareceu no mutirão? — “Aqueles usuários que não compareceram em nenhum dos dois dias do Mutirão Fila Zero, mas que ainda possuem alguma solicitação de exame de imagem, devem reiniciar o processo junto a sua UBS de referência. Lá, passarão por uma consulta médica para que seja avaliada se ainda é necessário a realização do exame e, caso seja, o usuário deve protocolar o encaminhamento na própria Unidade Básica”, explica a diretora do Departamento de Regulação em Saúde, Giuvana Casagrande.

- Anuncie Aqui -