Presidente catalão vê como possível a sua ida para a prisão

O presidente catalão, Carles Puigdemont, afirmou que poderá declarar a independência da Catalunha no fim desta semana ou no início da próxima. As declarações foram feitas à inglesa BBC, na última terça-feira (3), pouco antes de o Rei Filipe VI fazer um pronunciamento pela televisão a toda a população da Espanha, em que considera que o governo catalão agiu com “deslealdade inadmissível”.

No último domingo (1º), cerca de 2 milhões de pessoas votaram a favor da independência catalã. O governo espanhol afirma que o referendo foi ilegal e que não reconhecerá o processo.

“Vamos declarar independência 48 horas depois de contabilizados todos os resultados oficiais. Isso provavelmente estará terminado assim que tenhamos todos os votos dos estrangeiros no fim da semana, e assim agiremos provavelmente durante o fim desta semana ou no início da próxima”, afirmou Puigdemont.

Prisão

Contudo, em uma entrevista publicada nesta quarta-feira (4) pelo jornal alemão Bild Puigdemont vê como “possível” a sua prisão, que no seu entender seria um “passo selvagem”, mas afirma que está disposto a seguir em frente até “onde as pessoas quiserem”.  “Não tenho medo por mim mesmo. Não me assustaria nada do que o governo da Espanha fizer. Meu encarceramento também é possível, o que seria um passo selvagem. O governo espanhol comete um erro depois do outro e se afasta cada vez mais da realidade”, assegurou.

Ele ainda afirmou que se sente “decepcionado” porque, na sua opinião, a União Europeia não se posicionou de forma contundente contra o governo espanhol após a atuação policial do domingo passado e a violação de “direitos fundamentais de cidadãos europeus”.

Na entrevista, o presidente catalão disse que a região vai se declarar independente nas 48 horas seguintes ao fim da recontagem definitiva dos votos, que terminará no final de semana, e assegura que já se sente “presidente de um país livre, em que milhões de pessoas tomaram uma decisão importante”.

Agência Brasil

- Anuncie Aqui -