CIC é o próximo bairro a receber Mutirão da Cidadania

CIC é o próximo bairro a receber Mutirão da Cidadania

 

O Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba promovem entre quarta-feira (25) e sábado (28) a 3° edição do Mutirão da Cidadania. Desta vez, o local escolhido para receber a feira de serviços é a Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O evento oferece cerca de 200 serviços à população nas áreas de saúde, educação, segurança e desenvolvimento social, além de atendimento por meio da Copel e Sanepar.

Os dois mutirões já realizados este ano – no Bairro Novo e no Cajuru – tiveram juntos cerca de 83 mil atendimentos. “O sucesso dos dois primeiros eventos só reforça a importância desta parceria entre governo do Estado e Prefeitura em prol dos moradores da nossa Curitiba”, avalia o prefeito Rafael Greca. “O poder público existe para atender – e atender bem – a população.”

Entre os serviços mais procurados pela população estão a emissão de carteira de identidade e de carteira de trabalho. Nos eventos anteriores, o Governo do Estado emitiu mais de cinco mil carteiras de identidade e 800 carteiras de trabalho.

Além da emissão, outra facilidade para os cidadãos e cidadãs é a possibilidade de retirada do documento no próprio mutirão ou na administração regional. Dos documentos emitidos na quinta e na sexta-feira, 200 serão entregues no sábado. Os demais e também os encaminhados no sábado poderão ser retirados no dia 8 de novembro, na Regional.

Vários outros serviços estarão disponíveis, como encaminhamento para vagas de emprego, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites, cadastramento para rede estudantes para ensino e uma série de atividades culturais e de lazer. As orientações de saúde para mulheres, por sua vez, estarão focadas no Outubro Rosa (de combate ao câncer de mama).

“É uma verdadeira aula de cidadania”, diz o coordenador municipal do mutirão, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel. “A soma de esforços entre estado e município só ajuda a aprimorarmos cada vez mais os serviços”, emendou.

Nos três dias do evento, 175 mil habitantes dos bairros Augusta, Riviera, CIC e São Miguel podem participar dos atendimentos gratuitos. Nas primeiras edições do Mutirão, organizados no Bairro Novo, na região Sul da capital, e no Cajuru, no Leste, cerca de 45 mil atendimentos foram feitos.

Os serviços da área de saúde também estão entre os mais procurados pela população. São testes rápidos de HIV/Aids, hepatites virais e sífilis, aferição de pressão, teste de glicemia, além de orientações e cadastro de doação de medula óssea (Hemepar).

CULTURA – Além dos serviços, o público poderá prestigiar a apresentação da Cia Jovem do Balé Teatro Guaíra na abertura do evento, na quarta-feira (25), às 18h30. O grupo apresentará oito coreografias, com composição de grandes nomes da música, como Ludwig Van Beethoven e Sebastian Bach.

Os bailarinos já se apresentaram nas edições anteriores do Mutirão, ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná e outros grupos culturais da capital paranaense.

Confira a lista completa de serviços de instituições do Governo do Estado:

SAÚDE – A saúde participa com diversas ações. Serão oferecidos testes rápidos de HIV/Aids, hepatites virais e sífilis, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações à população e cadastro de doação de medula óssea (Hemepar). Os atendimentos serão feitos em parceria pelas secretarias estadual e municipal da Saúde.

SEGURANÇA – O Instituto de Identificação do Paraná vai confeccionar carteiras de identidade ao público. A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), com o seu ônibus móvel, também participará da ação elaborando boletins de ocorrência (exceto flagrante).

FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Prestará informações acerca dos direitos da criança e do adolescente, das mulheres e das pessoas idosas. O Programa Família Paranaense, voltado à proteção e à promoção das famílias que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social, também vai dar orientações aos presentes.

EDUCAÇÃO – A comunidade terá informações sobre a educação de jovens e adultos, educação profissional e esclarecimentos sobre os programas e projetos ofertados pela rede estadual de ensino.

JUSTIÇA E TRABALHO – O Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos fará atendimentos e esclarecimento de dúvidas sobre carteira de trabalho, realizará consulta de vagas de emprego e encaminhará pedidos de seguro-desemprego.

PROCON – Participará com orientação e distribuição de cartilhas sobre direito do consumidor.

DETRAN – Vai oferecer serviços de habilitação (pedido de segunda via de CNH e consulta de pontuação) e veículos (extrato de débitos e emissão de Guia de Licenciamento), além de levar um terminal de autoatendimento para consultas e pagamento de taxas. A equipe de educação para o trânsito fará brincadeiras com crianças e orientará sobre dispositivos de segurança e direção segura. Também será possível fazer cadastro no Detran Fácil, que permite solicitação de serviços pela internet.

COPEL – Empresa fará todo o atendimento aos consumidores, com os mesmos serviços prestados em suas agências. Entre eles estão: pedido de nova ligação; atualização cadastral; cadastro de tarifa social / luz fraterna; emissão de segunda via da fatura; pedido de religação de energia; orientações sobre uso seguro e eficiente de energia, com teatro, palestras e distribuição de materiais informativos a crianças e pais.

SANEPAR – Fará o registro e a divulgação das famílias que são beneficiárias da Tarifa Social da Companhia; vai renegociar débitos e regularizar cadastros. A empresa também fará a apresentação do Programa Trate Bem a Rede, que incentiva a comunidade a descartar corretamente o óleo de cozinha. Serão feitas palestras sobre a importância da proteção da bacia hidrográfica e dos rios da localidade e o plantio de árvores. O ônibus EcoExpresso vai demonstrar todo o ciclo da água e promoverá palestras sobre o uso consciente da água.

ORIENTAÇÃO – Diversos órgãos do Governo do Estado também vão esclarecer dúvidas sobre os programas estaduais, como a devolução de parte dos impostos por meio do Nota Paraná, registro de famílias que podem ter a tarifa social da Sanepar; e a tomada de crédito por meio da Fomento Paraná, instituição financeira do Estado. Além disso, haverá atividades culturais, de esporte e lazer.

SERVIÇO –

Mutirão da Cidadania da CIC

Data: 25 e 28 (quarta-feira e sábado).

Horário: Abertura, no dia 25, a partir das 19h. Entre quinta (26) e sexta-feira (27), das 13h às 18h. No sábado (28), das 9 às 17h.

Local: UTFPR Neoville (antiga Siemens), na Rua Pedro Gusso, 2635 – Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

 

- Anuncie Aqui -