Terminal de Fazenda Rio Grande será ampliado

Um convênio entre Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado para investimento em terminais de ônibus e estações-tubo de Curitiba vai melhorar o conforto e a mobilidade de passageiros do transporte coletivo da capital e das linhas metropolitanas que circulam pela RMC. O documento foi assinado pelo prefeito Rafael Greca em cerimônia oficial no Palácio Iguaçu, na última segunda-feira (30). O pacote de investimentos conta com reforma de terminais em municípios da RMC, como a ampliação do terminal de Fazenda Rio Grande, além da implantação de 346 abrigos de ônibus em 18 municípios e outras ações.  Somados, os investimentos em Curitiba e na RMC chegam a R$ 5 milhões.

Na ocasião, Greca anunciou ainda as próximas reintegrações do transporte coletivo de Curitiba com a Região Metropolitana: Quatro Barras – Terminal Santa Cândida e Fazendinha – Tamandaré. “Viemos aqui reforçar nossa ideia de reintegração do transporte coletivo e este pacote de obras estruturantes, fruto da parceria entre Governo do Estado, possibilitará avançarmos”, disse o prefeito.

Em Curitiba serão construídas plataformas para embarque em nível no terminal Boqueirão, estrutura para instalação da segunda estação-tubo no Museu Oscar Niemeyer e a ampliação da estação-tubo na rua Lourenço Pinto, na Praça Carlos Gomes. A estação ficará com três portas, permitindo que os ônibus articulados possam fazer embarques e desembarques por todas as portas. “Hoje, em função da limitação da estação, os passageiros contam com apenas duas portas para entrar e sair dos ônibus”, disse o presidente da Comec, Omar Akel Sobrinho.

Em Almirante Tamandaré serão construídas plataformas em nível no Terminal Cachoeira e no Terminal Central. Em Campina Grande do Sul, o recurso é para a reforma e ampliação do Terminal Jardim Paulista, região mais populosa do município.

As obras envolvem a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), responsável pelos projetos e a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), que fará as obras.

“Isso se soma ao nosso trabalho para melhorar as ligações da capital com nossos municípios vizinhos como o acesso a Fazendo Rio Grande pela Linha Verde Norte, obra que começa no próximo dia 6; a ponte sobre o rio Atuba, no limite com Colombo e a melhoria da avenida Manoel Ribas em direção a Campo Magro”, disse o prefeito.

Tamandaré/Fazendinha: Perto do Museu Oscar Niemeyer será instalada uma estação-tubo que permitirá à Urbs e Comec colocarem em operação a linha direta (ligeirinho) Fazendinha/Almirante Tamandaré.

Dentro do Terminal Boqueirão será implantada uma plataforma elevada para atender a linha metropolitana São José, que hoje compartilha as estações da linha urbana Sítio Cercado. A obra beneficiará passageiros de ambas (metropolitana e urbana), que terão mais espaço e conforto nos embarques e desembarques.

SEGURANÇA – O presidente da Comec, Omar Akel, disse que as melhorias de operação do sistema trazem mais conforto e segurança para o passageiro. “A instalação dos novos abrigos também estimula os municípios a melhorarem os seus equipamentos urbanos”, afirmou. “São obras estruturantes”, ressaltou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega.

O prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, explicou que o Terminal Central passará por reformas e o Cachoeira terá reformas e ampliação, com tubos novos. “Além disso, 33 pontos de ônibus serão alocados na cidade. Tudo isso significa um investimento de quase R$ 1,3 milhão, uma grande conquista para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Em Campina Grande do Sul, a reforma e ampliação do Terminal Jardim Paulista vai beneficiar a região mais populosa do município. “Estamos lutando para a melhoria do transporte público, o governo tem sido um parceiro para isso. Vamos ampliar o terminal e poderemos integrar com a região rural e facilitar a integração com Curitiba, que está em tratativa”, explicou o prefeito Bihl Zanetti.

- Anuncie Aqui -