Santa Felicidade recebe castrações a partir desta semana

A operação do Castramóvel da Prefeitura de Curitiba começa nesta terça-feira (31), no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Juvevê. Foto:Cesar Brustolin/SMCS

O castramóvel responsável pela área Norte da cidade chegou nesta segunda-feira (6/11) à Regional Santa Felicidade. A unidade móvel fica estacionada até o próximo dia 17/11 (sexta-feira) no Distrito de Manutenção Urbana local (Rua João Reffo, 1218).

Durante os quase 10 dias de ação, serão atendidos cerca de 360 cães e gatos previamente cadastrados no Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura Municipal de Curitiba, provenientes dos 12 bairros que compõem a Regional.

De lá, o veículo segue para a Matriz. O castramóvel que finalizou recentemente os atendimentos na Regional Tatuquara, inicia as castrações na Regional Bairro Novo no final do mês de novembro. De lá, segue para a Regional Boqueirão.

“Até o fim deste ano, vamos atender animais já inscritos nas dez regionais da cidade. O processo segue aberto e no ano que vem continuamos as cirurgias com o reforço de clínicas de veterinária credenciadas”, conta a chefe da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, a veterinária Vivien Midori Morikawa.

Balanço

Desde o início das cirurgias, em julho deste ano, mais de 5 mil animais já foram castrados e identificados por meio do Programa Municipal de Castração Gratuita. Uma das principais diretrizes do prefeito Rafael Greca, a ação tem como objetivos melhorar a saúde e ajudar a controlar a população de animais de rua da cidade.

Os recursos utilizados para a concretização do programa são provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente. São R$ 2,5 milhões aplicados nas cirurgias, na microchipagem para identificação dos animais e em trabalhos de educação para a guarda responsável.

Inscrições continuam

Moradores e protetores de animais ainda podem cadastrar cães e gatos para participação no programa. Regionais já atendidas pelas unidades móveis devem ter vagas abertas nas clínicas e em novas rodadas dos castramóveis pela cidade. Confira abaixo o passo a passo da inscrição.

Passo a passo da inscrição:

1 – Acesse o link Cadastre seu Animal no site da Rede de Proteção;

2 – Informe seu CPF para iniciar o cadastro;

3 – Preencha corretamente seus dados e os dos animais;

4 – Informe o programa social ou ONG do qual faz parte: Armazém da Família; Bolsa Família; ONG de Proteção Animal ou protetor independente (mediante cadastro prévio);

5 – Clique em adicionar o animal e em seguida, vá até o fim da página, clique em Salvar e anote o protocolo gerado (cada animal inscrito terá um número de protocolo);

6 – Compareça à Rua da Cidadania da sua Regional para validação do benefício, apresente RG, CPF, o número de protocolo gerado e comprovante do benefício; exceto Protetores e ONGs;

7 – O agendamento do procedimento será feito pela Rede de Proteção Animal por contato telefônico.

- Anuncie Aqui -