Luzes, espetáculos e apresentações: já é Natal em Curitiba

Com o tema Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba, a temporada natalina na capital paranaense terá espetáculos, apresentações e atividades diárias e gratuitas. A programação começa nesta quarta(22/11) e vai até 24 de dezembro. A decoração especial vai embelezar a cidade até 6 de janeiro.

A celebração começa nesta quarta, às 20h, com a Proclamação do Natal, uma solenidade ao ar livre, no Centro Histórico, em que os sinos tocarão e “anjos” anunciarão a chegada do espírito natalino. O público também verá apresentações de danças étnicas, do Coral Thalia e da Banda Musical da Caximba, além de uma feira de artesanato e gastronomia.

Também nesta quarta, todas as árvores de Natal das dez regionais da cidade serão iluminadas simultaneamente, às 19h.

A programação natalina é um aspecto importante para o fomento do turismo local, segundo o prefeito Rafael Greca. “Curitiba celebrará o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, contemplando todos os bairros da cidade, e uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores”, afirma Greca.

Nos dias seguintes, apresentações musicais ocuparão diversos pontos na cidade, em todas as regionais. As calçadas do Centro Histórico e da Rua XV de Novembro serão os núcleos das festividades durante o mês do Natal. Confira aqui a programação completa do Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba

Decoração

A decoração estará presente nos parques Barigui, Tanguá, que receberão árvores iluminadas de Natal. No parque Lago Azul, um presépio iluminado celebrará o nascimento de Jesus. O Jardim Botânico, por sua vez terá decoração especial, com a iluminação da Estufa e da Árvore da Vida, composta por flores vermelhas.

A Árvore da Vida também poderá ser vista na Rua XV de Novembro. Composta por sálvias vermelhas e com iluminação especial a árvore vai compor o cenário do centro. Em frente aos imóveis históricos da cidade, uma brilhante estrela iluminará a memória da cidade. O Memorial de Curitiba terá uma árvores e será decorado com temas natalinos e referências às etnias que formaram Curitiba.

A decoração também terá flâmulas nas cores – verde e vermelho – do Natal na Igreja do Rosário, no Solar do Rosário, na Igreja Presbiteriana Independente, no Palacete Wolf, na

Cinemateca, na Catedral de Curitiba, na Capela Santa Maria, no Mercado Municipal e nas Ruas da Cidadania e Regionais.

 

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Auto de Natal

O Auto de Natal vai acontecer no Reservatório da Sanepar no Alto de São Francisco todas as terças-feiras, de 28 de novembro e 19 de dezembro, às 20h.

Feira Especial de Natal

A tradicional Feira Especial de Natal reúne artesãos nas praças Osório e Santos Andrade e oferece produtos com o tema. A feira começa na quinta-feira (23) e vai até 23 de dezembro, de segunda à sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 19h.

Natal no Paço

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, a fachada do Paço da Liberdade receberá projeções de luz de temática natalina para contar a história de Natalia, uma menina que não vê a hora de se tornar adulta para fazer o que quiser. O evento começa às 20h30.

O Palácio Encantado

O espetáculo de Natal do Palácio Avenida está na 27ª edição – a segunda sob o comando do banco Bradesco. O tradicional coral se apresentará de 1 a 17 de dezembro, às sextas, sábados e domingos, sempre às 20h15, no Palácio Avenida, na Rua Luiz Xavier, no Centro.

Capela Santa Maria

Espaço destinado à música erudita, a Capela Santa Maria será palco do Concerto Natalino Camerata Antiqua de Curitiba, nos dias 15 e 16 de dezembro, às 18h30, e a apresentações da Opera Orchestra Curytiba, de 19 a 22 de dezembro, às 20h.

Memorial de Curitiba

Além da cerimônia de Proclamação do Natal, o Memorial será ornamentado com uma árvore étnica, que vai mostrar a cultura das etnias que formaram Curitiba. O programa Pavilhão Étnico terá apresentações de dança folclórica. O Memorial também vai receber a Exposição Oficina Itinerante de Mini Presépios, até 6 de janeiro.

Mercado Municipal

O Mercado terá programação especial até 5 de janeiro, com apresentação de coral, aulas de culinária, uma feira especial com produtos natalinos e ainda uma visita do Papai Noel, com distribuição de frutas da época.

Nataleluia

Há 20 anos na programação natalina de Curitiba, o Nataleluia é um espetáculo que apresenta a mensagem de Natal com performances ao vivo e com o apoio de mais de 700 voluntários. Reúne orquestra, teatro, dança, um grande coral e efeitos especiais.

Ingressos e informações pelo site: www.nataleluia.com.br

Orquestra no Jardim Botânico

A Orquestra Filarmônica Unicesumar vai se apresentar no Jardim Botânico, ao pôr do sol. Sob a coordenação do Maestro e Diretor Artístico Davi Oliveira, a Orquestra executa um programa de concerto diversificado, constando obras sinfônicas, populares e trilhas sonoras. Conta com 65 músicos que estão organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica. A apresentação será no dia 26 de novembro às 19h30.

- Anuncie Aqui -