Natal de luzes coroa ano em que turismo curitibano colhe bons resultados

A programação “Luz dos Pinhais: Natal em Curitiba” trouxe de volta a alegria da comemoração natalina às ruas de Curitiba e corou um ano em que o turismo na capital colheu bons resultados e abriu novas frentes de expansão.

“A Prefeitura lançou novos produtos para impulsionar o setor turístico”, diz Tatiana Turra Korman, presidente do Instituto Municipal de Turismo. Uma das iniciativas foi a criação do CuritiBéra, um programa para evidenciar a crescente vocação curitibana como centro produtor de cervejas artesanais, com eventos e roteiro de degustação.

A programação natalina, por sua vez, reuniu espetáculos, atividades diversas (em parcerias com empresas) e as decorações espalhadas pelo município, que resgatam o espírito natalino e enaltecem a cultura dos povos que formaram a cidade.

Carnaval

Os resultados, no entanto, começaram a aparecer no início do ano. O feriado de carnaval, por exemplo, registrou 1.084 atendimentos nos Pontos de Atendimento ao Turista da cidade, um número 28,29% superior ao do mesmo período de 2016.

O Posto de Informação ao Turista do Centro Histórico (um local essencial ao turismo), fechado desde 2013, foi reaberto.

A sequência do ano manteve a alta. A Torre Panorâmica (antiga torre da Telepar) atingiu em julho o maior número de visitantes de sua história: 19.073 visitas, resultado em boa medida de uma divulgação maior do espaço feita pela prefeitura em feiras do setor. A visitação no ponto turístico cresceu 5,2% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado.

Novo mapa

A fim de melhorar a prestação de serviços a quem chega na cidade, a Prefeitura lançou em fevereiro um novo mapa turístico, maior e trilíngue (português inglês e espanhol), provendo informações úteis para os turistas desfrutarem bem a cidade.

A busca de informações que subsidiem as ações e a aplicação de recursos na área também foi retomada. As pesquisas voltadas para o turismo, que deixaram de ser feitas na cidade em 2014, também voltaram a ser realizadas.

Negócio

Pesquisas que, feitas fora da cidade, colocam Curitiba numa boa posição. Segundo o Ministério do Turismo, a capital foi o terceiro destino mais procurado por estrangeiros que vieram ao Brasil fazer negócios ou participar de eventos e convenções no ano passado, atrás somente para São Paulo e Rio de Janeiro.

“Esse é um segmento em que podemos crescer ainda mais”, diz Tatiana Turra.

Capacitações

A Prefeitura ainda promoveu neste ano 30 palestras, oficinas, visitas técnicas e city tours para capacitar melhor a cadeia de serviços a receber bem os turistas. Participaram servidores públicos municipais, agentes de viagem, guias de turismo e profissionais de comunicação especializados.

A atendente Mônica Ribeiro Machado, por exemplo, gostou da ação. Segundo ela, é comum que turistas utilizem o canal para pedir dicas de passeios. “A explicação do guia passou pela história e curiosidades da cidade e do Paraná, o que nos ajuda a ter uma melhor visão do turismo em Curitiba”, ponderou.

A experiência ajuda a dar uma nova visão sobre a capital, de acordo com a atendente Bruna Manso. “Vai agregar bastante no nosso dia a dia de trabalho”, disse. “Gostei muito da Torre Panorâmica, muito bom ver todos os pontos turísticos”, completou.

Empório de volta

Um programa bastante ligado ao turismo também foi retomado este ano. Em parceria com o Sebrae, o Empório Metropolitano prepara artesãos e empreendedores de segmentos de alimentação para profissionalizar seu negócio.

Após palestras e capacitações, os produtos são avaliados e, caso aprovados, podem ser vendidos nas lojas do programa. São seis espaços: nas Ruas da Cidadania do Carmo, Boa Vista, Fazendinha e Pinheirinho, no Shopping Omar e no Mercado Municipal, para produtos alimentícios.

O artesanato culinário também tem espaço no Empório Metropolitano. A loja do Mercado Municipal reúne produtos gastronômicos de 16 expositores. É o caso de Daniele Comarella, que tem uma marca de geleias e molhos à base de pimenta. “Tem sido um grande aprendizado para todos nós, sobretudo no que toca à estratégia de vendas”, diz.

- Anuncie Aqui -