Parque dos Tropeiros é reaberto com competição de cavalos

O retorno às origens do Parque dos Tropeiros marcou a festa de aniversário dos 325 anos de Curitiba na Regional CIC no último fim de semana. Com a participação da comunidade, que acompanhou uma competição de cavalos mangalarga marchador, o parque, inaugurado na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, retoma as atividades, voltando-se para eventos culturais e agropecuários.

“Fiz esse parque para que fosse de uso das etnias e dos grupos de tradição sulista. Depois foi abandonado. Estamos retomando, após a revitalização, e essa competição devolve ao Parque dos Tropeiros sua característica”, destacou o prefeito.

A competição contou com 74 cavalos de criadores de Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul que disputaram vagas para a competição nacional de melhores cavalos marchadores. Greca afirmou que, após esse pontapé inicial, outros eventos virão.  “Já trouxemos para o parque o canil municipal. Vamos fazer programação cultural para o anfiteatro, trazer exposições de gado, de cães”, enumerou.

Os animais impressionaram quem foi ao parque para cantar parabéns a Curitiba. A pequena Anny Vitória, 6 anos, disse que quer voltar mais vezes para poder andar sobre um deles. “Eles são muito lindos”. Foi a primeira vez que ela e os pais foram ao Parque dos Tropeiros. “Moramos aqui do ladinho. Mas nem sabia que tinha tanta coisa. Gostei muito”, conta o operador de máquinas Oliver de Oliveira, 42, pai de Anny.

Atividades diversas

Além da competição equina, a festa no parque teve atividades desenvolvidas por diversas secretarias municipais para a população, com brinquedos para as crianças; serviços de saúde, como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites; corte de cabelo, maquiagem, auriculoterapia. Também teve o “Parabéns a você” para a cidade e distribuição de bolo.

 

- Anuncie Aqui -