Obras estruturantes em Curitiba favorecem a integração metropolitana

Em pouco menos de um ano e meio a Prefeitura de Curitiba começou a execução de uma série de obras e projetos estruturantes que têm influência direta na melhoria da mobilidade entre a capital e os municípios vizinhos.

Fazem parte desta lista o projeto dos novos viadutos do Orleans, no caminho de Campo Largo, na região noroeste da cidade; as obras de revitalização da Avenida Manoel Ribas, que liga a capital a Campo Magro e a outros vizinhos ao norte; os projetos de construção das alças do viaduto Pompeia e a entrega da trincheira da Ceasa, ao sul da cidade no caminho de Fazenda Rio Grande, além do andamento da Linha Verde Norte na consolidação da integração viária e de transporte do eixo metropolitano.

“Quero que a Grande Curitiba seja uma só, economicamente mais forte e socialmente mais justa”, afirmou o prefeito Rafael Greca na celebração do convênio com o Governo do Estado para o financiamento do conjunto obras de transposição da Linha Verde.  São grandes intervenções na infraestrutura urbana que, segundo o prefeito, contribuem para o desenvolvimento e a mobilidade na capital e também ao futuro desenho de uma cidade totalmente interligada com a região metropolitana.

Pontualmente, essas intervenções viárias estão na área de abrangência das regionais Boa Vista, Santa Felicidade, Tatuquara e CIC, onde vivem 757 mil pessoas, o equivalente a quase 40% (39,6%) do total da população de Curitiba, mas o benefício é estendido a um contingente muito maior de cidadãos metropolitanos dos municípios lindeiros das regiões Norte, Sul e Leste da cidade-polo.

Orleans

O novo Viaduto do Orleans, para a eliminação do gargalo de tráfego na ligação das regiões do São Braz, Santa Felicidade e Campo Comprido será também uma estrutura de integração mais ágil com a rodovia que leva a Campo Largo e seus distritos e mais adiante a Balsa Nova. Na construção desse complexo viário serão investidos R$ 30 milhões, sendo 50% com recursos a fundo perdido do Governo do Paraná e 50% financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU).

Ceasa

Na trincheira da Ceasa que teve as obras reativadas pela Prefeitura e a estrutura entregue durante as comemorações do aniversário de Curitiba foram investidos R$ R$ 10,6 milhões. A estrutura, que permite a transposição da BR-116 vai beneficiar diretamente a 275 mil moradores dos bairros CIC, Tatuquara e Umbará, além de outros milhares de motoristas provenientes das cidades vizinhas e até de outros estados que circulam pela rodovia e acessam a Ceasa todos os dias.

Pompeia

O viaduto Pompeia, por sobre a BR-116, no Tatuquara, está ocioso desde 2015 quando foi entregue pela concessionária da rodovia, sem que a gestão anterior da Prefeitura tivesse feito as obras complementares de ligação viária. Para que o viaduto comece a funcionar a atual administração municipal vai investir R$ 7 milhões na construção das alças de acesso à BR-116 e em obras de drenagem, pavimentação, sinalização, iluminação, calçada e paisagismo.

A obra vai permitir o funcionamento do viaduto na ligação do Tatuquara a Curitiba pela BR e a Fazenda Rio Grande no sentido sul.

Linha Verde Norte

O trecho Norte da Linha Verde, em andamento, vai desde a região do Jardim Botânico ao Atuba, na divisa com Colombo, somando 10 km de extensão. Já está concluída a etapa de 2,3 quilômetros de extensão, entre os bairros Jardim Botânico e Tarumã e está em obras o trecho que vai desde a Victor Ferreira do Amaral à Rua Fagundes Varela (Conjunto Solar).

Serão licitados os lotes desde a Fagundes Varela ao Atuba e o da estação de integração no viaduto da Linha Verde por sobre a Victor Ferreira do Amaral.

Manoel Ribas

As obras de revitalização da Avenida Manoel Ribas serão um importante ganho para a conexão do Centro de Curitiba com o município de Campo Magro e aos demais vizinhos acessados a partir do Contorno Norte. Segunda maior obra em execução na cidade (atrás apenas da Linha Verde), a Manoel Ribas está sendo revitalizada ao longo de  3,2 quilômetros entre a Rua Madre Clelia Merloni (pouco antes da Av. Vereador Toaldo Túlio) e o Contorno Norte (PR-418), no Butiatuvinha.

Uma vez concluída, a nova Avenida Manoel Ribas terá largura de 30 metros, incluindo um canteiro central, além de calçadas com rampas de acesso para cadeirantes, nova iluminação, ciclovia, obras de drenagem e paisagismo com plantio de 400 espécies nativas de árvores.

O investimento de R$ 20 milhões é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano, o Pró-Cidades. Deste total, R$ 13 milhões são de recursos próprios do município e R$ 7 milhões do BID.

A revitalização da Manoel Ribas, com previsão de entrega para meados deste ano, vai beneficiar os moradores que vivem nos 12 bairros da Regional Santa Felicidade: Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre. Além dos moradores da região metropolitana que utilizam a via para acessar o centro de Curitiba.

Crédito foto: Daniel Castellano/SMCS – Viaduto Pompeia sobre a BR-116 entre Fazenda Rio Grande e Curitiba

 

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