Prefeitura de Curitiba faz mutirão de vagas de emprego para pessoas com deficiência

Foto: Ricardo Marajó/FAS (Arquivo)

Estimular a colocação de mais pessoas com deficiência no mercado de trabalho é o objetivo da Semana da Empregabilidade  que a Prefeitura promoverá a partir de segunda-feira (24/9), por meio da Fundação de Ação Social – FAS Trabalho e da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As atividades vão até sexta (28/9).

Todos os dias, os interessados poderão comparecer às agências do Sine das Ruas da Cidadania. No horário normal de funcionamento, das 8h às 17h, acontecerá o mutirão de vagas de emprego. Para facilitar a comunicação, haverá intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Prefeitura. O número de vagas disponíveis será divulgado no primeiro dia da semana.

A abertura oficial do evento será às 13h30, no Ministério Público do Trabalho, com palestra da procuradora Mariane Josviak sobre as atividades da câmara do órgão especializada na inclusão no mundo do trabalho.

“Nada mais justo do que as empresas abrirem as portas para pessoas com deficiência tão qualificadas quanto os demais trabalhadores, independente do que manda a lei”, avalia a presidente da FAS, Elenice Malzoni. De janeiro de 2017 a agosto deste ano, 473 trabalhadores nessa condição entraram no mercado de trabalho de Curitiba por meio do Sine.

Workshop e Dia D

Para quem quiser melhorar a qualificação, o workshop Trabalho em Foco pode ser uma alternativa. O evento acontecerá quarta-feira (26/9), no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, das 13h às 17h. Haverá palestras sobre orientação profissional e desenvolvimento de carreira, além de um case de trabalhador e empresa contratante de pessoa com deficiência.

A semana termina na sexta-feira (28/9) com a feira de empregos – o Dia D da Semana da Empregabilidade – na Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, das 9h às 16h. Estarão no local, 36 empresas selecionadas pela FAS para conversarem e contratarem diretamente os candidatos.

Os critérios de seleção foram a maior oferta de vagas e a efetiva contratação de funcionários com deficiência. Duas delas – Deuseg Limpeza e Conservação e Supermercados Jacomar – ficarão meio período cada uma.

Além dessas duas organizações, estarão no Dia D as empresas A. Yoshii Engenharia e Construção, Agilidade RH, Aliança Sul Contact Center, Ambev, Ação Social do Paraná, Associação Paranaense de Cultura do Grupo Marista, Viação Catarinense, Carrefour, Coca-cola, Supermercados Condor, Editora Econet, Elo Serviços, EQS Engenharia, Empreendimentos Pague Menos, Fundação do Asseio e Conservação do Paraná, GPC Química, O Boticário, Handstad Brasil, Muffato, Imediatta Terceirização,  LMS, Optum Solutions, Ouro Verde, Positivo Informática, Rumo, Savana, Serede, Servopa, Slaviero Hotéis, Soditech Engenharia, Sumitomo Rubber, Tim Sul, Universidade Livre para Eficiência Humana e Universidade Positivo.

Legislação

Segundo a Lei de Cotas, de 1991, as empresas a partir de 100 funcionários devem preencher entre 2% e 5% das vagas com essa força de trabalho. Quanto mais funcionários, maior o número de vagas reservadas para esse público.


Serviço: Semana da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

Data: de segunda (24/9) a sexta-feira (28/9)

Abertura: segunda-feira, às 13h30, no Ministério Público do Trabalho – Avenida Vicente Machado, 84

Workshop: quarta-feira, das 13h às 17h, no auditório da Biblioteca Pública – Rua Cândido Lopes, 133

Feira de Empregos: sexta-feira, das 9h às 16h, na ADPD – Rua Schiller, 159

- Anuncie Aqui -