Onças-pintadas e tamanduás ganham comemoração nesta semana

Pela primeira vez, nesta quinta-feira (29/11), será celebrado o Dia Nacional da Onça-pintada no Brasil, a data terá programação especial no Museu de História Natural do Capão da Imbuia e no Zoológico de Curitiba. Foto: Luiz costa/SMCS

Nesta quinta-feira (29/11) será celebrado pela primeira vez o Dia Nacional da Onça-pintada no Brasil. A data foi incluída no calendário pela Portaria MMA nº 8, de 16 de outubro de 2018, do Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de colaborar com a preservação da espécie. A data terá programação especial no Museu de História Natural do Capão da Imbuia e no Zoológico de Curitiba.

Serão atividades de educação ambiental, especialmente para as crianças que visitarem os dois locais. No Museu, além de poder ver uma onça taxidermizada (empalhada), os visitantes farão máscaras de onça e uma visita orientada pela Trilha das Araucárias (no Bosque do Capão da Imbuia, em volta do museu) com o tema dos aspectos biológicos do animal.

No zoológico, os visitantes vão conhecer as características e os comportamentos do animal e acompanhar atividades de enriquecimento ambiental, por volta das 15h, com as onças Angélica, Apolo, Ares e Maya, que vivem no local. Essas ações buscam quebrar a rotina e estimular comportamentos naturais.

Em 2019, as onças ganharão recintos novos, de acordo com informações do diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo. “Os trabalhos fazem parte do plano de revitalização do zoológico, já aprovado pelo prefeito Rafael Greca”, lembrou.

A mesma portaria do ministério instituiu a onça-pintada como símbolo da biodiversidade brasileira.

Tamanduá Day

Estrela do ano da campanha da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, o tamanduá também tem o 29 de novembro como seu dia. O #TamanduaDay é uma iniciativa Instituto Jurumi e do Projeto Tamanduá Brasil, com apoio da IUCN/SSC Anteater, Sloth and Armadillo Specialist Group.

Das 13h30 às 16h haverá enriquecimento ambiental, mesa com informações sobre a alimentação do tamanduá e pinturas de tamanduá para os visitantes do Zoológico de Curitiba. Vivem por lá, lado a lado, Igor e a recém-chegada Lola, que veio de um criadouro conservacionista para dar início a um programa de reprodução de tamanduás-bandeiras por aqui.


Dia Mundial da Onça-pintada no Museu de História Natural
Data: 29/11 (quinta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Local: Museu de História Natural do Capão da Imbuia (Rua Professor Nivaldo Braga, 1.369 – Capão da Imbuia)
Informações: (41) 3313-5481

Dia Mundial da Onça e Tamanduá Day no Zoo
Data: 29/11 (quinta-feira)
Horário: das 13h30 às 16h
Local: Zoológico de Curitiba (Rua João Miqueletto, s/n – Alto Boqueirão)

- Anuncie Aqui -