Curitiba e Copel garantem 47 mil metros quadrados para futura RPPNM

Foto: Luiz Costa /SMCS.

O prefeito Rafael Greca e a governadora Cida Borghetti assinaram, nesta segunda-feira (10/12), um protocolo de intenções que garante a futura criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) em parte do terreno do Polo Padre Agostinho, da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), no bairro Bigorrilho.

A cerimônia aconteceu no local que deve ser cedido para a criação da Reserva, onde fica o Chapéu Pensador. O evento contou com a participação do presidente da Copel, Jonel Iurk; da secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, e do secretário do Governo Municipal e presidente do IPPUC, Luiz Fernando Jamur.

“É muito importante a garantia de preservação desta área, que recebemos com entusiasmo”, disse o prefeito. “Assim conseguimos proteger o manancial onde brotam as nascentes do Rio Campina do Siqueira, afluente do Rio Barigui, do parque daqui vizinho”, afirmou Greca. “O bosque também alivia o impacto do setor estrutural que passa aqui atrás com os espigões e o sistema trinário de transporte e as duas vias rápidas”, definiu o prefeito.

Ao agradecer o empenho das equipes da Prefeitura de Curitiba e da Copel para a preservação do espaço, a governadora Cida Borghetti, destacou a localização da área. “Curitiba vai ganhar um grande presente, que é uma reserva no meio da cidade que poderá ser visitada pela população, que vai fazer parte do corredor da biodiversidade de Curitiba, a poucos metros do Parque Barigui”, afirmou.

O documento também foi assinado pelo presidente da Copel, pela secretária Marilza e pelos demais diretores da Copel. Com o compromisso da destinação da área, de 47 mil metros quadrados, prosseguem-se os trâmites para a criação da reserva. O bosque fica dentro do polo Padre Agostinho, sede do Centro de Operação de Geração e Transmissão (COGT), da Copel.

Curitiba é destaque

Em julho, Curitiba foi reconhecida pela Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RMC (Apave) como a capital com o maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Brasil, após a criação da 22ª reserva curitibana, a Alfred Willer, que fica no Abranches com cerca de 6 mil metros quadrados.

A cidade conta com mais de 250 mil metros quadrados de área verde particular preservada. Com a área destinada pela Copel, hoje há outros oito processos em andamento para o estabelecimento de novas RPPNMs.

As RPPNMs são uma categoria de unidade de conservação particular, criada por iniciativa do proprietário, com objetivo de conservar a diversidade biológica. O município de Curitiba foi pioneiro ao incluir em sua legislação municipal a criação de RPPN Municipal.

Presenças

Estiveram presentes, ainda, o diretor da Copel Geração e Transmissão, Sérgio Luiz Lamy; o diretor jurídico e de relações institucionais em exercício, Adriano Rudek de Moura; o diretor adjunto da Copel Geração e Transmissão, Cezar Monteiro Pirajá Júnior; o presidente do Tecpar, Júlio Félix; a assessora de Relações Institucionais da Fomento Paraná, Emilia Belinati; o diretor do Simepar, Eduardo Alvim; e o diretor-presidente da Compagás, Luiz Malucelli Neto.

Também acompanharam o evento, o representante da Apave, Anselmo Geronasso; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o presidente da Companhia de Habitação Popular (Cohab Curitiba), José Lupion Neto; a presidente do ICS, Dora Pizzatto; o administrador da Regional Matriz, Dirceu de Matos; e o da CIC, Raphael Keiji. Além dos vereadores Bruno Pessuti e Geovane Fernandes.

- Anuncie Aqui -