Rede de Proteção Animal anuncia calendário das avaliações clínicas

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

As avaliações clínicas gratuitas promovidas pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura em parceria com a residência de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) voltam a acontecer a partir de abril e começam pela Regional CIC.

No primeiro semestre, cinco regionais serão atendidas. O calendário de 2019 (abaixo) foi assunto de uma reunião, na tarde desta quinta-feira (14/3), com o reitor da UFPR, o professor doutor Ricardo Marcelo Fonseca, e a equipe do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do qual faz parte a Rede de Proteção.

A ação, que faz parte de um termo de cooperação da administração municipal com a universidade, firmado em junho de 2018, já foi responsável pelo atendimento de quase quatro mil cães e gatos da cidade. A continuidade foi garantida por emenda orçamentária no valor de R$ 500 mil, conseguida pela vereadora Kátia Ditrich.

Os residentes em Medicina Veterinária fazem as avaliações acompanhados por professores e veterinários com o apoio da unidade móvel da Rede de Proteção Animal adaptada para as consultas. O programa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente é voltado para animais de famílias beneficiadas por programas sociais. Para participar, é só levar o animal ao local de atendimento.

Os bichinhos passam por exames clínicos básicos, vacinação, administração de vermífugos, antipulgas e sarnicidas e cadastro para o programa de castração. Além da estrutura, a Prefeitura cede os insumos e materiais utilizados.

Para o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, trata-se de uma parceria importante. “Além de permitir o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições, o incremento na equipe com a vinda dos médicos veterinários residentes permitiu expandir a abrangência das ações”, disse.

As avaliações clínicas, acrescentou o diretor, consolidam as ações da Rede de Proteção, que tem como principal programa o de castração gratuita. “Com a saúde em dia, mais animais estarão aptos a fazer as cirurgias de castração e, assim, vamos prevenir o aparecimento de doenças e combater o abandono”, completou.

Presenças

Participaram da reunião a vice-reitora Graciela Bolzón; o diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho; professores do curso de Medicina Veterinária e alunos do Programa de Residência em Medicina Veterinária UFPR; e a chefe da Rede de Proteção Animal, Vivien Midori Morikawa.

 


Veja as datas das avaliações clínicas gratuitas de animais

REGIONAL CIC – 2 a 5 de abril
REGIONAL TATUQUARA – 23 a 26 de abril
REGIONAL CAJURU – 7 a 10 de maio
REGIONAL BAIRRO NOVO – 21 a 24 de maio
REGIONAL PORTÃO – 11 a 14 de junho
Os locais serão divulgados em breve.

- Anuncie Aqui -