Curitiba 326 anos: Programa Justiça no Bairro e casamento coletivo vão marcar o dia 29 de março

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Moradores do Caximba terão acesso a serviços do Poder Judiciário, Ministério Público, Secretaria da Defesa Social e Fundação de Ação Social (FAS), sem precisar sair bairro. No dia 29 de março, aniversário de Curitiba, a região recebe o Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, na Igreja São João Batista. A ação é promovida pelo Tribunal de Justiça do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Sistema Fecomércio Sesc Senac-PR.

Também no dia 29 de março, 600 casais vão se casar em outra ação do Justiça no Bairro que acontece na Rua da Cidadania do Boqueirão. A cerimônia civil do casamento coletivo está marcada para às 12h do dia 29, fazendo parte dos festejos do aniversário de Curitiba, que nesta data completa 326 anos.

No Caximba, o Tribunal de Justiça vai levar audiências de conciliação nas áreas Cível (interdição judicial), e de Família (divórcio, guarda, reconhecimento de paternidade e maternidade, alimentos) e retificação de registro civil.

Será possível também requerer Carteira de Identidade. Para isso, o interessado deve apresentar certidão de nascimento ou casamento (original e legível), comprovante de endereço e uma foto colorida padrão identidade.

Garantia de cidadania

Para a desembargadora Joeci Camargo, uma das organizadoras do programa, esta é uma forma de garantir a cidadania dos participantes. “É o maior programa de atendimento social para população carente. Ele envolve atendimento jurídico e inúmeros serviços, para a população ter acesso a garantia da sua cidadania”, conta Joeci.

O programa promove a união de casais e além disso favorece a conciliação por meio de audiências prévias em inúmeras áreas do direito, possibilitando a resolução com a expedição imediata dos documentos.

Moradores devem levar documentos

Além do acesso aos serviços judiciários, a população do bairro Caximba ainda receberá orientações de Saúde, Esporte e Lazer, da Fundação de Ação Social e da Secretaria da Defesa Social da Prefeitura. O atendimento será na Igreja São João Batista, Estrada Delegado Bruno de Almeida, 619.

Para ter acesso aos serviços é importante que os participantes levem pelo menos algum documento pessoal, como comprovante de endereço, renda, certidões de nascimento e casamento – do participante e familiares.

 


Serviços Justiça no Bairro – Caximba:

Ministério Público – Orientação jurídicas

Poder Judiciário – Atendimento jurisdicional, audiências de conciliação, área Cível (interdição judicial), área de Família (divórcio, guarda, reconhecimento de paternidade e maternidade, alimentos), retificação de registro civil.

DNALab – Exames de DNA – esse serviço terá um custo que será ajustado com o laboratório.

Instituto de Identificação do Paraná

Emissão de Carteira de Identidade RG – documentos necessários para emissão: certidão de nascimento ou casamento (original e legível), comprovante de endereço e uma foto colorida padrão identidade.

Secretaria Municipal da Defesa Social

Teatro de fantoches, exposição e divulgação dos trabalhos da Defesa Civil Municipal, divulgação dos trabalhos Equipe GMC Lei Maria da Penha, apresentação da equipe do GOC (Grupo de Operações com Cães).

Fundação de Ação Social

Orientação sobre os serviços ofertados pela FAS, consultas sobre o Benefício Bolsa Família, consultas a vagas de emprego.

Fundação Cultural de Curitiba

Divulgação dos cursos oferecidos pela Fundação Cultural, apresentação e distribuição de alguns produtos da Lei de Incentivo à Cultura, divulgação de eventos da Fundação Cultural, exposições com mediação.

Secretaria Municipal da Saúde

Vacinação de febre amarela e dupla (difteria e tétano), orientações para gestantes, companheiros e familiares sobre assuntos específicos, orientações sobre dengue, leptospirose, febre amarela. Além disso, avaliações odontológicas e orientações do Programa Escute seu Coração.

Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude

Circuito de atividades recreativas e pré-desportivas, jogos de tabuleiro e tênis de mesa, espaço kids com cama elástica, brinquedos inclusivos (para pessoas com deficiência).

Hospital Erasto Gaertner

Campanha de prevenção e detecção do câncer bucal.

 


Serviço: Casamento Civil Coletivo

Local: Rua da Cidadania do Boqueirão –  Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430.

Data e horário: 29 de março (sexta-feira), às 12h.

Informações: Regional Boqueirão – 3313-5549

Programa Justiça no Bairro na Caximba

Local: Paróquia São João Batista – Estrada Delegado Bruno de Almeida, 619.

Data e horário: 29 de março (sexta-feira), das 9h às 17h.

Informações: Regional do Tatuquara – (41) 3221-2641 ou (41) 3221-2642

Sesc Portão – (41) 3220-8000

- Anuncie Aqui -