Prefeitura de Curitiba assume administração e amplia vagas de CMEI no Sítio Cercado

Foto: Luiz Costa /SMCS.

A municipalização do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Eliana da Costa Marques, no Sítio Cercado, vai ampliar progressivamente o número de crianças atendidas, das atuais 72 para 120. A unidade – entregue nesta quinta-feira (4/4) pelo prefeito Rafael Greca – era, até 2018, um Centro de Educação Infantil contratado. Foi municipalizado, recebeu obras de revitalização para atender com mais conforto as crianças do bairro e agora é o 220º CMEI da rede pública curitibana.

“Educação é pura luz. Nada se compara a um cérebro que lê, que aprende, que ama sua família e sua cidade. Que assim seja para estes curitibinhas”, disse o prefeito Rafael Greca. “Meu coração se enche de alegria, este Bairro Novo eu vi nascer. Seja sempre abençoado”, completou o prefeito.

A família da pequena Micaelly Almeida da Silva, de 1 ano e 5 meses, estava em festa durante a inauguração. “Ficou lindo”, disse a mãe Mariana Cristine Pedroso da Silva, acompanhada da irmã de Micaelly, Manuelly Almeida da Silva, 5 anos.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que mais crianças poderão ser atendidas em breve na unidade. “Hoje são 72, logo serão mais de cem. Graças ao Plano de Recuperação de Curitiba conseguimos fazer mais pela educação”, pontuou a secretária.

A diretora da unidade, Katya Michelly Caetano da Silva, afirmou que se sente muito grata por poder contribuir para a educação de Curitiba. “Este é um momento especial, só posso agradecer”, declarou.

Família

Os familiares da professora que deu nome ao CMEI participaram da inauguração. A irmã de Eliana, Dione Marques das Portas, também professora, se emocionou. “Minha irmã amava a profissão, amava os alunos, a escola. Se ela visse este CMEI ficaria encantada”, disse Dione. Também estiveram presentes os sobrinhos João Elísio Marques das Portas e Fernando Augusto Marques das Portas.

Nascida em Curitiba, Eliana da Costa Marques (1949-2012) teve uma vida dedicada à formação humana. Teve o primeiro contato com a arte a partir de trabalhos de pintura em porcelana. Formou-se em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na Prefeitura de Curitiba fez carreira no ensino de História, e a preocupação com a formação continuada foi um marco em sua trajetória.  Nas artes plásticas, frequentou os ateliês Guido Viaro e Alfredo Andersen.

Presenças

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Eduardo Pimentel;  o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; os superintendentes da Educação Elisângela Mantagute (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo); a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a arquiteta Flávia Gomes, responsável pelo Departamento de Obras da Secretaria da Educação; o chefe do Núcleo da Educação do Bairro Novo, Pedro Rodrigo de Andrade; o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; e o vereador Geovane Fernandes, que propôs a lei com o nome do CMEI.

- Anuncie Aqui -