Obra do viaduto Pompeia está dentro do prazo e será entregue em outubro

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A obra das alças de acesso ao Viaduto Pompeia, no Tatuquara, seguem dentro do cronograma previsto. O acesso é uma antiga reivindicação da comunidade local e depois de concluída vai trazer mais segurança ao tráfego do bairro e da BR-116, eliminando um semáforo que atualmente causa congestionamento na rodovia.

Na manhã desta quinta-feira (18/04), o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, acompanhou os trabalhos e ficou satisfeito com o andamento. “É uma obra importante, um compromisso de campanha que estamos cumprindo, começamos dentro do prazo e as obras seguem a todo vapor. Aqui é uma ligação importante de Curitiba com a Fazenda Rio Grande, com o sul do estado e do país, vamos entregar com alta qualidade técnica, digna da nossa cidade”, disse Pimentel.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araujo Rodrigues, também acompanhou a vistoria. “O nosso cronograma está em dia. Nos próximos meses, vamos começar o meio-fio e o visual da obra já muda. A população vai começar a perceber como vai ficar”, conclui ele. Segundo o secretário, já foram concluídas 30% das obras e a previsão é que em outubro tudo esteja pronto e entregue à população de Curitiba.

O investimento que está sendo feito é de R$ 5.090.238,86 e, além das alças, o projeto prevê serviços de pavimentação, drenagem, paisagismo, contenção, sinalização e iluminação em alguns trechos das vias de acesso. A Rua Francisco Xavier de Oliveira passará a ter nove metros de largura, com duas pistas para o tráfego e mais uma para o estacionamento. Atualmente, ela tem cerca de 6,5 metros de largura.

Além da Francisco Xavier de Oliveira, serão feitas obras de drenagem, pavimentação, calçadas, paisagismo, sinalização e iluminação em trechos das ruas José Zanoncini e Francisca Ferreira da Luz, no entorno do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, na ligação da Francisco Xavier de Oliveira com a BR-116, no sentido sul, e na alça de acesso que permitirá o retorno da Francisco Xavier de Oliveira para a Rua Francisco Warcheski, em direção ao bairro.

Nos trechos onde for necessário será refeita a rede de abastecimento de água e a de coleta e tratamento de esgoto, com o acompanhamento da equipe técnica da Sanepar.

Moradores satisfeitos

O pedreiro aposentado Antônio José Botega, 80 anos, mora na região há 26 anos e costuma sempre dar uma passada na obra para ver como está o andamento. “Depois que ficar pronto vai ficar ótimo”, comemora ele. Para a realização da obra, 17 famílias estão sendo realocadas e até que a Cohab consiga novas moradias vão receber aluguel social pelo tempo que for necessário.

A família do Antônio Domiciano, 71 anos, é uma das que estão sendo retiradas do local. Apesar de ter que deixar a casa onde morou durante 30 anos,  Domiciano está muito feliz com o crescimento da Vila. “Já fiz a minha inscrição na Cohab e estou tranquilo, as obras estão seguindo e estou achando tudo ótimo”, disse ele, que também faz parte da Associação de Moradores da Vila Pompeia.

Entenda a obra

A estrutura do Viaduto Pompeia foi entregue em setembro de 2015 pela Autopista Planalto Sul/Arteris, concessionária responsável pela rodovia BR-116, mas sem as alças necessárias para os motoristas usem o viaduto. As alças deveriam ter sido construídas pela gestão anterior, mas só a partir de setembro de 2018 foram iniciadas.

Também participou da vistoria o administrador regional do Tatuquara, Jadir Silva.

- Anuncie Aqui -