Chefs de cozinha ensinam receitas com pinhão em feiras livres em Curitiba

Foto : Lucilia Guimarães/SMCS

De 4 a 9 de junho, moradores e turistas vão ter mais uma boa razão para visitar as feiras livres de Curitiba. Durante uma semana, seis pontos da Prefeitura vão sediar a segunda edição do Festival Sabores do Pinhão, com cozinheiros renomados da capital preparando pratos com o alimento típico do Paraná. O evento abre a programação do Inverno em Curitiba, que ocorre até o fim de julho.

As aulas-show começam, na terça-feira (4/6), com a chef Manu Buffara, que irá ensinar o público da Feira Livre do Rebouças a preparar três receitas com a semente da araucária. O pinhão dará um sabor especial a uma torta de berinjela, a um espaguete de abobrinha e tomates secos e um carpaccio de laranja com pesto de menta. “Quero mostrar toda a versatilidade de consumo desta deliciosa semente”, garante a chef.

Manu promete ainda interação com o público durante a apresentação, que ocorrerá das 9h às 10h. “Vamos percorrer as bancas da Feira do Rebouças para escolhermos, na hora, alguns ingredientes que vão compor os pratos”, antecipa ela.

Outros cinco chefs também vão combinar o pinhão e outros ingredientes em aulas-show. Na quarta-feira (5/6), André Raulino mostrará o seu talento na Feira Livre do Bigorrilho. Na quinta-feira (6/6), Marcelo Empinotti fará uma apresentação na Feira Livre do Ahú e, na sexta-feira (7/6), Danilo Takigawa fará aula-show na Feira Livre do Água Verde.

O fim de semana terá ainda, no sábado (8/6), Maurício Fontana na Feira Livre do Alto da Glória. No domingo (9/6), Renata Abreu encerrará a programação com participação na Feira Livre das Mercês.

Todas as aulas-show ocorrerão das 9h às 10h.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Curitiba também terá uma programação especial do Festival Sabores do Pinhão. Na quinta-feira (6/6), o espaço da Prefeitura irá sediar o seminário Araucária: Preservação e sua Cadeia Produtiva. O evento técnico irá ocorrer, das 8h30 às 18h, no auditório do local.

Além disso, de 26 a 30 de junho, o Mercado Municipal irá receber uma feira, montada na Rua General Carneiro, com estandes comercializando pratos à base de pinhão.

O Festival Sabores do Pinhão é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), com o apoio do Instituto Municipal de Turismo (IMT) e Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme). “A programação é resultado de um esforço de diversas instituições para valorizar a gastronomia e a cultura regional junto ao mercado consumidor curitibano”, destaca Luiz Gusi, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.

 

 


 

Programação de aulas-show nas feiras

Terça-feira (4/6) – chef Manu Buffara

Feira Livre do Rebouças, Rua Nunes Machado (entre Rua Brasílio Itiberê e Av. Iguaçú)

Horário: das 9h às 10h

Quarta-feira (5/6) – chef André Raulino

Feira Livre do Bigorrilho, Rua Roquete Pinto e Rua Martin Penna (Próximo a Igreja dos Passarinhos)

Horário: das 9h às 10h

Quinta-feira (6/6) – chef Marcelo Empinotti

Feira Livre do Ahú, Rua Colombo (entre Manoel Eufrásio e Rua São Sebastião)

Horário: das 9h às 10h

Sexta-feira (7/6) – chef Danilo Takigawa

Feira Livre do Água Verde, Rua Cel. Dulcídio (entre Rua Petit Carneiro e Av. Água Verde)

Horário: das 9h às 10h

Sábado (8/6) – chef Maurício Fontana

Feira Livre do Alto da Glória, Rua Alberto Bolliger (entre Rua Augusto Stresser e Rua Itupava)

Horário: das 9h às 10h

Domingo (9/6) – chef Renata Abreu

Feira Livre das Mercês, Praça 29 de Março

Horário: das 9h às 10h

 

- Anuncie Aqui -