Servidores para Educação representam mais de 56% dos contratados desde 2017 em Curitiba

Foto: Luiz Costa/SMCS

Em 29 meses, desde 2017, a Prefeitura de Curitiba contratou 2.103 novos servidores para diversas áreas. A maioria – 1.197 profissionais, o equivalente a 56,92% – foi nomeada para trabalhar na área da Educação. São professores de educação infantil, profissionais do magistério (docências I e II) e auxiliares de serviços escolares (inspetores). O balanço foi feito pela Secretaria de Recursos Humanos.

Também houve contratações de guardas municipais e procuradores. Na área da saúde, de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e agentes de combate às endemias.

As contratações por meio de concurso público continuam a partir do segundo semestre deste ano. Está em andamento concurso para a contratação de servidores para 23 cargos.

Este novo concurso terá validade de dois anos, a partir da homologação do resultado. Ele poderá ser prorrogado por mais dois anos. A superintendente da Secretaria de RH, Luciana Varassin, ressalta que a definição dos cargos para o concurso teve como base a necessidade das secretarias e órgãos da Prefeitura.

Além de profissionais do magistério (docência II) para sete áreas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Artes Visuais/Educação Artística) e professor de educação infantil, serão contratados profissionais para outras áreas: fiscal, fiscal de obras e posturas, técnico agrícola, analista de desenvolvimento organizacional, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro florestal, engenheiro químico, médico veterinário, nutricionista, zootecnista, procurador, agente administrativo, arquiteto, auditor de tributos municipais, biólogo, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro sanitarista e gestor da informação.

Para alguns dos cargos há muitos anos não havia concurso. Analista de desenvolvimento organizacional e técnico agrícola, por exemplo, tiveram o último concurso (antes do atual) feito em 1992, há 27 anos. No caso dos agentes administrativos e fiscais de obras e postura, o último concurso foi em 2006, há 13 anos, e o de gestor da informação, há dez anos, em 2009.

Resultado e homologação

A divulgação dos resultados do concurso começa a ser feita em julho com os cargos de fiscal, fiscal de obras e posturas e técnico agrícola. No caso do agente administrativo, o resultado será divulgado em agosto.

Em setembro serão anunciados os resultados para a maioria dos cargos. Em todos os casos, a homologação do resultado ocorre algumas semanas depois.

- Anuncie Aqui -