Reciclagem é tema do projeto de inauguração do 21º Farol da Inovação

www.asemananews.com.br
Foto: Pedro Ribas/SMCS

O projeto de uma máquina de reciclagem, feita por estudantes da Escola Municipal CEI Professora Nair de Macedo, no Novo Mundo, foi o destaque durante a entrega do 21º Farol do Saber e Inovação de Curitiba, nesta quinta-feira (29/8).

Desde a pesquisa à execução, o trabalho foi todo desenvolvido dentro do Farol do Saber e Inovação Clarice Lispector, junto à escola. Este é o 21º espaço maker da cidade e o quinto da regional Pinheirinho.

“A tecnologia é boa, mas nada substitui o poder do pensamento. Os curitibinhas estão de parabéns”, disse o prefeito Rafael Greca.

Preocupados com o descarte incorreto do lixo, os estudantes pesquisaram como funciona uma cooperativa de reciclagem, montaram um carrinho para carregar material reciclado, com plataforma retrátil, e também apresentaram um vídeo sobre os três “Rs” (reduzir, reutilizar e reciclar).

“Nunca tinha visto nem usado uma impressora 3D. Gostei de pesquisar para nosso projeto, mas foi muito mais legal ainda montar”, contou Weslley Ferreira, do 4º ano.

Além disso, como parte das atividades de Prática Ambiental, as crianças restauraram o jardim em frente ao farol, instalaram um jardim vertical, uma área de jogos e lazer e montaram um artefato de madeira para atrair insetos polinizadores.

“Com os faróis, Curitiba segue na vanguarda da educação ‘mão na massa’”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A escola também ganhou pintura nova, no valor de R$ 41,9 mil. Com a reforma do farol, os investimentos totalizam R$ 109 mil.

Evolução

Antes estruturas com livros e acesso gratuito à internet, o novo projeto dos faróis é uma evolução dos Faróis do Saber, criados pelo prefeito Rafael Greca durante sua primeira gestão, na década de 1990.

O objetivo agora é oferecer, de maneira gratuita a toda comunidade, espaços de inovação baseados no conceito da educação maker. Os novos espaços ficam no mezanino dos faróis e oferecem impressoras 3D para criação de protótipos, com a orientação de professores da rede municipal que passam por formação continuada.

Presenças

Também participaram o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron; a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a chefe do Núcleo da Educação do Pinheirinho, Andressa Pereira; a coordenadora de Obras e Projetos, Flávia Gomes; a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich, a diretora da escola, Giovanna Cunha Mazzolli Doval; a vice-diretora Maria Consuelo Machado Prokopenko, a professora responsável pelos projetos no Farol, Helen Cristina Joay; as agentes de leitura Edneia Gonçalves Chaves do Prado e Ana Plociniak Costa; o vereador Edson do Parolin e o representante da cooperativa Catamare, Edimar Camargo, que ajudou as crianças na pesquisa sobre reciclagem.

Faróis da Inovação já entregues:

Herbert José de Souza (Cajuru)
Manuel Bandeira (Boa Vista)
Rocha Pombo (Portão)
José de Alencar (Pinheirinho)
Fernando Amaro (CIC)
Mario Quintana (Boqueirão)
Dante Alighieri (Santa Felicidade)
Rubem Braga (Bairro Novo)
Dona Pompília (Tatuquara)
Laboratório Pedagógico de Inovação (Matriz)
Tasso da Silveira (Pinheirinho)
Pablo Neruda (Cajuru)
Castro Alves (Portão)
Vinícius de Moraes (CIC)
Luís de Camões (Boqueirão)
Cecília Meirelles (Bairro Novo)
Roberto Barrozo (Pinheirinho)
Joaquim Nabuco (CIC)
Accioly Filho (Bairro Novo)
Albert Einstein (Boqueirão)

- Anuncie Aqui -