Brigadeiros e pão de queijo feitos com plantas não convencionais

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Brigadeiros salgados de Ora-pro-nóbis e pão de queijo colorido de genipapo foram algumas das receitas ensinadas pelo chef Michel Abras, que ministrou, nesta terça-feira (15/10), dois cursos no Mercado Municipal de Curitiba. O chef ensinou como usar plantas alimentícias não convencionais (Pancs) em pratos gastronômicos. Durante o “Gastronomia com Panc”, as técnicas foram repassadas a 22 chefs e cozinheiros da cidade.

As aulas fizeram parte do 3º Encontro Nacional de Hortaliças Tradicionais, que integra a programação da Prefeitura para Semana Mundial da Alimentação e que segue até quinta-feira (17/10). Veja aqui a programação.

Na oficina foram preparados petiscos típicos de Minas Gerais, tendo sempre o toque diferenciado das Pancs. Teve jiló recheado com linguiça e também molho de tomate com mistura de Pancs no tempero.

Especialista e estudioso de plantas não convencionais, o chef Michel Abras explicou que as Pancs são alimentos culturalmente antigamente.

“Por isto é preciso resgatar e ressignificar essas plantas na cozinha diária da sociedade”, afirmou. “O que precisamos é fazer a ponte com a nova geração para se apropriar desses alimentos que têm alto valor nutricional”, complementou.

Fazenda Urbana

O chef elogiou as iniciativas da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para estimular o uso de Pancs na alimentação diária da população. Ele conheceu o trabalho que está sendo desenvolvido na Fazenda Urbana no Cajuru.

Atualmente, foi criado o canteiro de Pancs e futuramente, quando as obras da Fazenda estiverem concluídas, haverá cursos e treinamentos no manejo de Pancs para que as pessoas possam cultivar em casa.

Para Abras, Curitiba “dá um pontapé fantástico” e inova ao estimular o consumo desses vegetais. “Há uma tendência de preocupação com a alimentação e Curitiba segue esta tendência mundial”, disse. “As Pancs são ricas em nutrientes o que auxilia na alimentação saudável”, destacou.

- Anuncie Aqui -