Militares aderem ao Desafio 100 mil Árvores da Prefeitura

www.asemananews.com.br
Foto: Pedro Ribas/SMCS

O bairro Bacacheri está ficando mais arborizado. Até o fim do ano serão mil mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas no interior do Batalhão Coronel Sylvio Christo Miscow, o 27º Batalhão Logístico. As cem primeiras mudas foram plantadas na tarde desta terça-feira (29/10), por militares da corporação acompanhados do prefeito Rafael Greca.

Foram plantadas mudas de uvaia, pitangueira, dedaleiro, ypês, araçás, vacum e tarumã que entraram na conta do arvorômetro do Desafio 100 mil Árvores, da Prefeitura de Curitiba. Até o fim do ano serão plantadas outras 900 mudas de araucárias, sibipirunas, canafístolas e outras espécies no interior do 27º Batalhão.

As mudas de árvores foram fornecidas pelo Departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Mudas pela cidade

Lançado no fim de setembro, o Desafio 100 Mil Árvores convida os curitibanos a plantar, em um ano, 100 mil mudas pela cidade.

O prefeito Rafael Greca destacou que a presença do Exército no reflorestamento do Brasil remonta ao momento que a cidade do Rio de Janeiro ficou sem água, no século 19.

“Reeditamos com este ato de melhoria do meio ambiente o que o Exército Brasileiro fez quando atendeu ao pedido de Dom Pedro II e sobre os comandados pelo grande major Archer plantaram a Floresta da Tijuca. Estamos também plantando um bosque para aqueles que ainda vão nascer”, disse Greca.

A secretaria municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, comemorou o plantio, o 30º realizado desde o lançamento do desafio 100 Mil Árvores em 21 de setembro, envolvendo diferentes segmentos da sociedade.

“Este é um terreno destinado a preparar os soldados para batalhas. E a batalha para qual estamos nos preparando e enfrentando é contra as mudanças climáticas”, disse Marilza.

Marilza ressaltou como o município tem trabalhado para reduzir emissões e as mudanças climáticas. “Até o fim do ano serão plantadas 3 mil árvores apenas nos bairros da Regional Boa Vista”, disse Marilza.

O coronel Edmar Lori Cordeiro agradeceu a iniciativa do município e manifestou o interesse em ampliar a participação dos militares da tropa no movimento. O batalhão tem 245 mil metros quadrados de área, sendo 48% de mata preservada.

“Esse movimento vem ao encontro do nosso objetivo de revitalizar e reflorestar nossa área.  Esperamos que a nossa participação incentive também outras instituições a aderirem ao desafio”, disse o coronel Cordeiro.

Oxigênio

A arborização nos bairros tem papel importante na manutenção da qualidade do ar nos ambientes urbanos e para reduzir a propagação do som. Uma única árvore é capaz de produzir a quantidade de oxigênio que dez pessoas respiram por um ano inteiro.

Também gera sombra para pedestres e protege do vento. A presença de árvores nas cidades também contribui para o bem-estar psicológico das pessoas e no efeito estético das vias.

Como participar

Todos os cidadãos estão convidados a participar do desafio 100 mil Árvores. As mudas são gratuitas, doadas pela Prefeitura.

Pelo site 100milarvores.com.br é possível ter informações sobre cada espécie e ver qual é a mais adequada para cada região.
As doações das mudas são para o plantio em Curitiba. O cidadão interessado deve ligar para o Horto Municipal, pelo telefone (41) 3585-3171, para solicitar a muda e informar o local aproximado do plantio.

Participaram do evento de plantio de árvores a administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, e o tenente Jocelito Cavalcante de Lima.

- Anuncie Aqui -