Prefeitura quer dobrar a malha e promover o deslocamento por bicicleta

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Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Prefeitura instituiu nesta sexta-feira (1º/11), em solenidade no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Plano de Estrutura Cicloviária, que estabelece metas para dobrar a malha de vias para bicicletas na cidade até 2025. A malha hoje é de 208km e a intenção é chegar a 408km.

Definida pelo Decreto Municipal 1418/2019, a medida também estabelece as competências sobre gestão e implantação do plano. No ato de sua criação, o plano já passou a contar com o primeiro trecho do eixo cicloviário Intercampi, nova estrutura para a ligação do campus de Comunicação e Artes ao campus de Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O evento reuniu vereadores, representantes de entidades ligadas à ciclomobilidade, como a Federação Paranaense de Ciclismo e a Cicloiguaçu, da UFPR e técnicos que participaram da elaboração do plano.

“É um projeto para todos, definido por orientação do prefeito Rafael Greca”, afirmou o vice-prefeito, Eduardo Pimentel.

Na opinião do vice-prefeito, a integração entre modais é um desafio a todas as cidades. “Na formação dos rankings de cidades inovadoras a integração modal é um dos itens mais levados em consideração”, disse Pimentel.

Para o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, a instituição do plano que valoriza a ciclomobilidade é um marco de um processo de construção compartilhada. “É um movimento para que a sociedade se insira neste processo. O Plano de Estrutura Cicloviária mostra a importância deste modal para a nossa cidade”, frisou.

O presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, Eduardo Pereira, também valorizou o plano como uma forma de promoção do deslocamento por bicicleta.

“Onde cabe um carro, cabem quatro bicicletas. O plano vem a calhar no processo de melhoria da ciclomobilidade. Agradecemos ao prefeito por pensar nos ciclistas”, disse Pereira.

Também estiveram no evento os vereadores Maria Letícia e Bruno Pessuti, a diretora do setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR, Regiane Ribeiro e o coordenador geral da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), Fernando Rosenbaum.

Eixo Intercampi

Em implantação, o eixo Intercampi, nova estrutura para o trânsito de bicicletas na região do Juvevê e Cabral, terá 3,4 km de extensão. Vai formar uma rede com ligação à ciclofaixa da Avenida João Gualberto, ao Terminal Cabral e até a estrutura existente da Rua Flávio Dalegrave, na marginal da linha férrea.

No roteiro da ligação cicloviária entre os campi da UFPR há diferentes tipologias de estrutura em implantação. Nas proximidades do campus de Comunicação e Artes são ciclofaixas bidirecionais em trechos das ruas Manoel Eufrásio e Recife, mais um trecho de passeio compartilhado na Rua Almirante Tamandaré. O itinerário segue com ciclofaixa na Arthur Loyola e ciclorrotas em trechos da Chichorro Jr., João David Perneta, João Américo de Oliveira e Fernandes de Barros, no entorno do campus de Agrárias.

O Plano de Estrutura Cicloviária, em desenvolvimento pela Prefeitura, prevê um sistema integrado por laços de conexão (que ligam os setores não contemplados com estrutura para bicicletas à estrutura existente mais próxima) favorecendo à intermodalidade ou multimodalidade de transporte.

Já implantados

Nesta primeira fase do Plano de Estrutura Cicloviária a implantação chegará a 13,4km. Deles, já estão implantados 3,1km na Avenida Manoel Ribas; 2,6km na Avenida da Integração; 1,7km no binário Nova Aurora/Ourizona.

Também há 3,4km em implantação na ligação Intercampi da UFPR, somada à estrutura já concluída com 2,6km em trechos das ruas Konrad Adenauer, Dante Angelote e José Zgoda, no entorno do Jockey Plaza Shopping, no Tarumã.

Eixo Leste-Oeste

Ainda estão previstas para esta primeira fase, a ser implantada ao longo deste ano e do ano que vem, 10,5km de estrutura cicloviária na ligação do Setor Estrutural Oeste, passando pelas ruas Visconde de Nácar, Professor Fernando Moreira, Padre Anchieta e Deputado Heitor de Alencar Furtado.

Além deles, mais 7,5km na Avenida Nossa Senhora de Lourdes e ruas João Doetzer e Leônidas Marques, na região do Jardim das Américas e Cajuru, próximo ao Centro Politécnico da UFPR.

Eixo Sul

Mais 5,8 da Praça do Japão ao Fazendinha, pelo eixo da República Argentina, e outros 7,7km no eixo da Avenida Winston Churchill, Rua Ricardo Gasparian Machado e Rua dos Pioneiros, na região do Pinheirinho. Serão também implantadas estruturas nas ruas Waldemar Loureiro de Campos, Rua Júlio Eduardo Gineste e Linha Verde.

CIC

Na CIC, está prevista a ativação de uma malha com 15,5km de estrutura cicloviária. Ela fará a conexão da área industrial à comunidade da Vila Nossa Senhora da Luz, Caiuá, Sabará, Vila Verde, Vitória Régia, até as proximidades da empresa Volvo.

Com os trechos implantados e em implantação Curitiba alcança 221,4 km de estrutura cicloviária. Ao seu final, o Plano de Estrutura Cicloviária deverá praticamente dobrar malha voltada à circulação de bicicletas na cidade até o ano de 2025.

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