Sábado é o Dia D da vacinação contra o sarampo nas unidades de saúde

www.asemananews.com.br
Foto: Luiz Costa /SMCS

Neste sábado (30/11) acontece o dia D da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2019. Nesta data, dez unidades de saúde (lista abaixo), espalhadas por todas as regionais da cidade, estarão abertas das 8h às 17h para vacinação contra a doença.

Nesta segunda etapa, o público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde, são os jovens adultos entre 20 a 29 anos. “Nesta faixa etária está o maior número de indivíduos com sarampo no surto registrado atualmente no país”, explica a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Marion Burger.

Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, adultos desta faixa etária precisam ter duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após um ano de idade.

Do início do ano até 25 de novembro, foram aplicadas em Curitiba 199.087 doses de vacina contra o sarampo – mais que o dobro das doses aplicadas em todo ano de 2018 e mais que o triplo das doses realizadas em 2017.

Além da vacina contra o sarampo, as unidades que estarão abertas neste sábado também vão disponibilizar as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para a faixa que faz parte do público-alvo: hepatite B, febre amarela e dupla adulto.

Balanço

Até esta quinta-feira (28/11), Curitiba registra 306 casos confirmados de sarampo no município neste ano – 28 deles são novos. A faixa etária em que há maior número de registros confirmados é entre 20 e 29 anos, o que corresponde a 54,5% do total. A idade mediana é de 22 anos.

Do total de casos confirmados, 32 são importados (na maior parte, a provável fonte de infecção foi São Paulo), e em 274 a transmissão foi secundária (quando uma pessoa transmite o vírus para outra que não viajou) ou são casos em que não foi possível determinar a pessoa responsável pela transmissão ou o local em que ocorreu o contágio. Em apenas 17 casos foi necessária a internação hospitalar – todos já tiveram alta.

Além dos casos confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde investiga, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), outros casos suspeitos da doença no município – grande parte só pode ser confirmada após a realização de exame de sangue, coletado sete dias após o surgimento das manchas vermelhas na pele.

 

Dia D de Vacinação

Data: sábado (30/11)
Horário: das 8h às 17h
Público: jovens adultos de 20 a 29 anos. Também serão oferecidas demais vacinas preconizadas para esta faixa etária: hepatite B, febre amarela e dupla adulto.

 

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde João Cândido (Rua Ourizona, 2250, Bairro Novo)

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho)

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Menonitas (Rua Domício da Costa, 52, Xaxim)

Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Salgado Filho (Rua Sen. Salgado Filho, 5265, Uberaba)

Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Campo Alegre (Av. da Indústrias, 1749, Cidade Industrial)

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, s/nº, Praça Ouvidor Pardinho)

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Ipiranga (Rua Santa Regina, 667, Capão Raso)

Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Santa Quitéria II (Rua Bocaiúva, 310, Santa Quitéria)

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1960, São Braz)

Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana)

- Anuncie Aqui -