Campanha mobiliza homens para combate à violência doméstica

www.asemananews.com.br
Foto: Hully Paiva/SMCS

“Eu achava que chutar, empurrar e bater eram as únicas formas de violência contra as mulheres. Não sabia que existiam outros tipos de violência e que levam a prisão”, disse o vendedor Giovane Adan Rocha, durante blitz educativa realizada, no Centro, nesta sexta-feira (6/12), Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A ação foi realizada para sensibilizar o público masculino com relação à necessidade de engajamento pela mudança de ideias e comportamentos machistas e agressivos. Motoristas e pedestres receberam um material informativo que falava sobre os tipos de violência doméstica tipificadas na Lei Maria da Penha – sexual, física, patrimonial, psicológica e moral.

“Não pratique, não se omita, denuncie. Estamos convocando os homens a lutar contra a violência de gênero”, explicou a assessora de Direitos Humanos e Política para Mulheres da Prefeitura, Elenice Malzoni.

Segundo Nelson Murakami, servidor público, o aspecto mais interessante da blitz foi ela ser direcionada aos homens. “Normalmente vemos campanhas para as mulheres, para que elas denunciem a agressão. Interessante convocar os homens à reflexão sobre a violência e, principalmente, mostrar que há consequências legais”, afirmou Murakami.

“Eu não sabia que fragilizar uma mulher, por exemplo, se enquadra na Lei Maria da Penha. Como pai, marido e filho acho muito importante que os direitos das mulheres sejam respeitados”, disse o aposentado Marinaldo Ramos Lopes.

Foram distribuidos dois mil flyers, que, além das explicações, trazem os telefones para denúncia e para acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica em Curitiba – Casa da Mulher Brasileira e Fundação de Ação Social (FAS). Além disso, foram usadas faixas da campanha, impactando pessoas que passavam pelo local de bastante movimento.

A ação foi realizada pela equipe da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres.

Mobilização

O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres faz menção ao assassinato de 14 mulheres em 1989, no Canadá.

Um jovem armado invadiu uma sala de uma universidade, expulsou os homens e começou a atirar nas mulheres. Após matar 14 estudantes ele se suicidou. Foi encontrada uma carta na qual explicava o motivo pelo qual as matou: ele não suportava a ideia de vê-las estudando engenharia.

O crime mobilizou a opinião pública, promoveu um debate sobre desigualdades entre homens e mulheres e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco.

Canais de denúncia

Casa da Mulher Brasileira: 3221-2701
Disque Denúncia: 180
Guarda Municipal: 153 – para mulheres com medida protetiva
Política Militar: 190
Central da Prefeitura: 156
FAS: 3350-3500

- Anuncie Aqui -