Greca determina vistoria em 63 estruturas viárias antigas

Foto: Luiz Costa/SMCS

O prefeito Rafael Greca determinou nesta terça-feira (7/1), durante reunião na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que sejam vistoriadas as 63 estruturas viárias mais antigas da cidade. Pontes, viadutos e trincheiras passarão por perícia técnica, que resultará em laudos, diagnósticos e projetos de recuperação nos casos em que forem constatadas a necessidade de intervenção.

A contratação da equipe de engenharia que irá periciar as estruturas viárias será feita por meio de licitação. O Ippuc irá liderar o processo licitatório e a previsão é de que o edital de contratação seja publicado logo que esteja aberto o orçamento de 2020, ainda neste mês de janeiro.

De acordo com o prefeito, a ação faz parte de um programa de conservação e segurança em obras de arte especiais de engenharia presentes em Curitiba.

“Estamos nos antecipando a possíveis problemas e faremos o trabalho preventivo contra o risco de desabamento por fadiga de material”, apontou Greca.

Segundo explicou Luiz Fernando Jamur, secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, o edital irá prever o investimento de R$ 5 milhões no trabalho de vistoria.

“São estruturas viárias importantes e exigem nossa total atenção. Será feita a análise de infiltração, das juntas de dilatação, dos aterros das cabeceiras e dos pilares de sustentação”, listou Jamur.

Pintura em trincheiras

O prefeito Rafael Greca também determinou durante a reunião, que contou ainda com as presenças dos secretários municipais Mônica Santanna (Comunicação Social) e Rodrigo Rodrigues (Obras Públicas), que sejam revitalizadas com pintura antipichação as trincheiras das avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro e da Rua Comendador Fontana.

A pintura segue o exemplo do que aconteceu com a trincheira da Rua Treze de Maio, que recebeu a melhoria no primeiro semestre de 2019, e faz parte do programa Rosto da Cidade. O programa é uma ação conjunta desenvolvida pelo Ippuc, Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.

- Anuncie Aqui -