Você tem as comparecências em alta no mercado?

www.asemananews.com.br
Foto: Divulgação

Conheça as competências mais valorizadas pelas empresas inovadoras

Criatividade, colaboração, empatia, comunicação, liderança, inteligência emocional e adaptação. Em tempos de mundo digital até parece estranho, mas essas competências “humanas” estão cada vez mais em alta nas empresas.

Principalmente entre aquelas que apostam em inovação e tecnologia, como as do Vale do Pinhão. Apesar da demanda, são habilidades em falta no mercado e que podem fazer toda a diferença na hora de disputar os empregos do futuro.

Para conquistar essas vagas, os profissionais, portanto, precisam cada vez mais unir os dois tipos de competências: as humanas (também chamadas de “soft skills”) e as técnicas (“hard skills”).

No estímulo a uma capacitação cada vez mais aprimorada, o município oferece cursos tanto de “soft skills” – por meio do programa Mobiliza, da FAS (Fundação de Ação Social) – quanto de “hard skills”. São mais de 30 cursos técnicos, além do recém-lançado Empregotech, focado em tecnologia e que irá trabalhar ao mesmo tempo as duas facetas das competências profissionais.

Veja mais

Os especialistas chamam atenção: com as inovações tecnológicas surgindo em ritmo acelerado, a maioria dos trabalhadores em breve compartilhará seu ambiente de trabalho com sistemas de inteligência artificial, quando não realizar suas atividades profissionais remotamente em um coworking ou em casa.

Mas, então, como se manter atualizado e relevante no mercado?

Não parar de aprender é o caminho, o que reforça a importância dos serviços oferecidos pelo município.

Segundo Hendel Favarin, cofundador da escola Conquer, de Curitiba, é preciso criar um compromisso com o aprendizado contínuo. Ele dirige com mais dois sócios uma das instituições de ensino referência no país em cursos que trabalham habilidades que de fato fazem o profissional ou empreendedor ir mais longe, como alta performance, coragem, comunicação, visão e leadership experience.

 “O profissional precisa dominar essas habilidades [“hard” e “soft”], desde produtividade, influência, comunicação e inteligência emocional. O humano nunca esteve tão em alta entre as empresas”, afirma ele.

O superintendente do Trabalho e Emprego da FAS, Fabiano Vilaruel, lembra que aprender e exercitar os “soft skills” é importante, pois enquanto as empresas contratam pelo currículo (habilidades técnicas), elas demitem por deficiências no comportamento.

“O profissional que investe em seu desenvolvimento pessoal se destaca e inspira as pessoas ao seu redor a irem além e fazerem a diferente”, justifica Vilaruel.

O presidente Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR),  Adriano Krzyuy, confirma que as empresas estão cada vez mais valorizando as habilidades comportamentais na hora da escolha de um profissional, inicialmente, selecionado pelas competências técnicas . De acordo com ele, desenvolver os soft skills é um dos melhores investimentos que um profissional pode fazer em sua carreira, já que essas nunca irão sair de moda.

“Além disso, a ascensão da inteligência artificial está apenas tornando as soft skills cada vez mais importantes, já que são precisamente o tipo de habilidade que os robôs não podem competir”, reforça o presidente da Assespro-PR.

Empregotech

Vilaruel reforça que todos cursos de formação profissional da Prefeitura incentivam o exercício das habilidades comportamentais de olho nos empregos do futuro.

O Empregotech, por exemplo, está sendo desenvolvido em parceria entre a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e a FAS, oferecendo aulas gratuitas de programação para jovens, a partir de 16 de fevereiro.

O curso, no entanto, não descuida dos soft skills, que serão trabalhados logo na primeira fase das aulas.

 “Além de capacitar em linguagem de programação, o 1ºEmpregotech vai trabalhar com os jovens soft skills, como raciocínio lógico, liderança, trabalho em equipe multidisciplinar e organização de tempo”, explica Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

Durante este primeiro módulo do 1ºEmpregotech, serão ofertadas oficinas comportamentais e de lógica, por meio do Programa Mobiliza, da FAS.

“O Vale do Pinhão vem mudando o mindset (maneira de pensar) do empreendedorismo em Curitiba e o passo seguinte foi criar o 1ºEmpregotech, que contempla às necessidades das empresas que vão oferecer os empregos do futuro”, acrescenta Cris, em referência ao movimento da Prefeitura e do ecossistema para promover o desenvolvimento sustentável em toda a capital.

Mobiliza

Roberta Carnasciali, gerente do Programa Mobiliza da FAS, reforça que o objetivo das aulas comportamentais nos cursos profissionalizantes da Prefeitura é o crescimento profissional e também o individual dos participantes.

“Por isso, todos os cursos da Prefeitura, como as capacitações dos Liceus de Ofício, o 1º Emprego e, agora, o 1ºEmpregotech, valorizam os soft skills, que também ajudam a aumentar a confiança e a autoestima, permitindo uma maior autonomia dos participantes na busca por um emprego”, acrescenta ela.

 


Habilidades mais valorizadas

 

A pesquisa Global Talent Trends 2020, realizada pelo LinkedIn e divulgada em janeiro deste ano, apontou as cinco habilidades comportamentais (soft skills) mais valorizadas nos profissionais na hora de uma empresa contratar.

Veja quais são:

Criatividade
Os trabalhadores do futuro precisarão ser criativos para desenvolver novos produtos, formas de trabalhar e soluções tecnológicas que beneficiem as organizações. Até o momento, os robôs não são capazes de competir com os seres humanos quando se fala em criatividade, portanto, para garantir que você não seja substituído por máquinas no futuro, invista agora nessa competência.

Persuasão
A persuasão, ao contrário do que muitas pessoas interpretam, não é a imposição de ideias. É e a exposição clara e lógica de informações. É uma capacidade importante tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Saber argumentar ajuda durante entrevistas de emprego, a fim de que os candidatos consigam explorar melhor suas competências. Também auxilia na apresentação de ideias, projetos ou mesmo em pedidos de aumento salarial. Mas ela consegue ser ainda mais ampla. É uma habilidade que facilita a comunicação com colegas, clientes e gestores.

Colaboração
Trabalhar bem em equipe e/ou trabalhar bem com os profissionais da área de negócios é fundamental para o sucesso de projetos em tecnologia. Muitas das falhas em projetos se dão porque profissionais têm dificuldade em trabalhar conjuntamente. Essas habilidades provavelmente se tornarão ainda mais importantes, já que um número crescente de funcionários de TI está trabalhando diretamente com os executivos das companhias.

Adaptação
Com a grande velocidade de mudanças no ambiente de trabalho, as pessoas terão que ser ágeis e capazes de se adaptar às transformações. Uma competência essencial durante a Quarta Revolução Industrial será a capacidade de entender as mudanças não como um fardo, mas como uma oportunidade para crescer e inovar.

Inteligência emocional
A capacidade de entender, controlar e expressar emoções, bem como compreender as emoções dos outros, está relacionada à inteligência emocional. Para desenvolvê-la, é importante ter empatia, ética e capacidade de trabalhar em grupo. Uma máquina não pode substituir a habilidade que um ser humano tem de se conectar com o outro.

- Anuncie Aqui -