Curitiba bate recorde de investimento em Saúde em 2019

www.asemananews.com.br
Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

(EBC) Curitiba bate mais uma vez o recorde de investimentos em Saúde, trazendo reflexos positivos nos indicadores da área. Em 2019, foram investidos R$ 1,9 bilhão na Saúde, em recursos municipais, federais e estaduais, o maior investimento da história de Curitiba – R$ 690,9 milhões só no terceiro quadrimestre do último ano.

No total, o município investiu 21,8% das suas receitas em saúde em 2019 – 6,8% acima do mínimo exigido de 15%.

Os dados foram apresentados pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, e pelo diretor do Núcleo Financeiro da Secretaria da Saúde, Edgar Lopes Júnior, nesta quarta-feira (19/2), na Câmara Municipal de Curitiba, durante a audiência de prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2019. A apresentação do relatório segue uma determinação legal, de prestação de contas quadrimestral, segundo prevê a lei complementar federal 141/2012.

“Meu profundo respeito e admiração pelo prefeito Rafael Greca”, afirmou Márcia. “Nunca se investiu tanto em Saúde na história desta cidade. Não temos restrição para investimentos em Saúde”, disse a secretária.

Em relação a 2018, segundo Márcia Huçulak, cresceu o número de consultas médicas em 2019, passando de 1.644.712 para 1.655.032. As consultas com enfermeiros também aumentaram de 894.421 para 943.424, no mesmo período. Segundo a secretária, ainda, 81% das especialidades hoje estão com a fila de espera de até 60 dias.

O aplicativo Saúde Já Curitiba, lançado no primeiro ano de gestão, já soma mais de 8,3 milhões de acessos, quase 616 mil agendamentos com a enfermagem e 346 mil agendamentos para odontologia. O Laboratório Municipal passou de 3,5 milhões de exames processados em 2017 para 5,7 milhões, em 2019.

Durante a audiência, a secretária frisou, ainda, a importância de a população se vacinar contra sarampo, febre amarela e manter os quintais limpos, para que Curitiba continue livre da dengue – em 2019, não foi registrado nenhum caso autóctone da doença no município. “Estamos numa ilha, mas isso é fruto de um trabalho de mutirões de limpeza entra as Secretarias da Saúde e Meio Ambiente. Mas é importante que a população faça sua parte colocando o lixo para fora, para que possa ser recolhido”, disse ela.

Entre os destaques do terceiro quadrimestre de 2019, a secretária apontou a 14ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em outubro; a comemoração dos 20 anos da Saúde Mental no município com a implantação dos Caps territoriais; os 15 anos do Samu com a renovação da frota; a inauguração da nova sede do ambulatório Encantar especializado no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e de suas famílias, além de premiações recebidas no período.

- Anuncie Aqui -