Worktibas começam a receber novos empreendedores e startups

www.asemananews.com.br
Foto: Daniel Castellano / SMCS

A paixão pelo café brasileiro começou em 2010, curiosamente, durante uma viagem aos Estados Unidos. “Foi onde eu realmente conheci a bebida. Todo mundo me perguntava sobre o nosso café, aí bateu a curiosidade, experimentei e virei aficionado”, recorda Thales Cândido Gonçalvez , 33 anos. Depois de trabalhar em cafés da capital e abrir o próprio estabelecimento, agora ele inicia uma nova etapa como empreendedor.

Thales é um dos 30 novos coworkers do Worktiba Cine Passeio, que começam a ocupar o espaço gratuito da Prefeitura a partir da próxima quinta-feira (5/3).  No local, ele planeja lançar a startup Unbox Coffee, um ecommerce de cafés artesanais brasileiros.

“Mais do que a estrutura gratuita, que é importante o início do negócio, os Worktibas ajudam a gente fazer conexões com outros empreendedores, ter acesso a possíveis investidores e receber mentorias com especialistas que já estão no mercado”, avalia Thales.

Seleção

Ao todo, a Prefeitura de Curitiba selecionou por edital 110 startups, empreendedores da economia criativa e movimentos de impacto social para ocupar os Worktibas. Além da unidade do Cine Passeio, também foram abertas vagas no espaço do Parque Barigui, que também começa a ser ocupado por 40 coworkers esta semana, e no Boqueirão, que será inaugurado até o fim do mês e irá receber 40 projetos.

Mariana Braga Groszewicz Brandão, 39 anos, está entre os novos coworkers da unidade do Barigui. Mãe de Júlia, 14 anos, e, Antonella, 2 anos, ela agora se prepara para empreender e irá lançar uma plataforma on-line de serviços de viagem.  “Já tenho o plano de negócios, mas acredito que no Worktiba, além de reduzir os custos por ser gratuito, também me ajudará a ter visibilidade, parceiros e capacitações”, conta.

Pioneirismo

Curitiba foi a primeira capital do país a inaugurar coworkings públicos gratuitos. Em 2017, a capital ganhou o Worktiba Barigui e, no ano passado, o espaço do Cine Passeio. As unidades são administradas pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

“Idealizados pelo prefeito Rafael Greca, os worktibas são um exemplo do trabalho conjunto de órgãos da Prefeitura para a geração de oportunidades nas áreas da inovação, em especial  para os jovens”, destaca Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

Os espaços compartilhados da Prefeitura podem ser ocupados, gratuitamente, por até dez meses. Os locais contam com estações ergonômicas, computadores, internet de fibra ótica, espaço para palestras e reuniões, projetores e apoio técnico para o desenvolvimento do projeto e negócios.

Emprego do Futuro

Emprego do Futuro é uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como mobilidade urbana, sustentabilidade e cultura da inovação. A conexão de Curitiba e dos curitibanos com os desafios para a conquista dos Empregos do Futuro motivou um conjunto de ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para garantir o crescimento sustentável de Curitiba.

Desenvolvidas pela Agência Curitiba/Vale do Pinhão e a Fundação de Ação Social (FAS), as iniciativas englobam desde ações focadas no setor de tecnologia e inovação até as de capacitação de habilidades técnicas e humanas. O princípio é simples: muitas profissões “tradicionais” vão mudar e muitas novas vão surgir. O objetivo é capacitar, apoiar e incentivar jovens e adultos, de forma que estejam mais bem preparados para as demandas do mercado de trabalho atual e futuro. As iniciativas incluem: Worktibas, 1ºEmpregotech, Primeiro Emprego, Tecnoparque, Liceus de Ofícios e Inovação, Bom Negócio, Mobiliza, Espaços Empreendedor, Empreendedora Curitibana, Fab Lab e Paiol Digital.

- Anuncie Aqui -