Atualização dos casos do novo coronavírus em Curitiba

www.asemananews.com.br
Por Agência Brasil

Curitiba registra nesta sexta-feira (20/3) mais dez casos do novo coronavírus em moradores da cidade. Dos novos casos, sete são pessoas que voltaram de viagem internacional ou nacional. Os demais tiveram contato com viajantes.

Entre os casos confirmados, três necessitaram de internamento.

Com os novos registros, sobe para 27 o número de casos confirmados de covid-19 na cidade. O número de casos suspeitos subiu de 234 para 332 e outros 83 foram descartados.

Dos 27 confirmados até o momento, seis estão internados, sendo dois casos graves e os demais com quadro estável.

Entre os pacientes graves está uma mulher de 58 anos, do grupo de risco para complicações que teve contato com um parente próximo que retornou da Itália ainda em fevereiro, com sintomas respiratórios. Apesar da gravidade do quadro, a paciente já apresentou melhora nas últimas 24 horas, continua sob cuidados hospitalares, mas fora da UTI.

Médico

O outro paciente em estado grave é médico da UPA Boqueirão. Ele tem 59 anos e está internado em hospital na capital desde quinta-feira (19/3), com estado estável.

A provável fonte de infecção foi o contato com uma colega de trabalho que esteve em São Paulo e apresentou sintomas respiratórios leves após o retorno.

A transmissão não decorreu, portanto, da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que os profissionais de saúde devem usar nos atendimentos. Os EPIs estão disponíveis para os profissionais em todas as unidades da Secretaria Municipal da Saúde.

Providências na UPA

As pessoas que tiveram contato próximo com esses dois profissionais da UPA Boqueirão, no período de transmissão do novo coronavírus, estão sendo monitoradas e orientadas a uma quarentena mínima de sete dias. No caso dos profissionais de saúde da UPA também estão afastados para quarentena e testagem quando houver indicação.

A Secretaria Municipal da Saúde tomou todas as providências em relação à equipe e à desinfecção da unidade, que segue seus atendimentos normais e não representa nenhum risco extra à população por conta deste caso.

- Anuncie Aqui -