Ações europeias encerram volátil sessão em alta

www.asemananews.com.br
Por Agência Brasil  

Investidores apostam em novas medidas de estímulo

(EBC) Os índices de ações europeias encerraram outra volátil sessão em alta nesta quarta-feira (25), com investidores apostando em novas medidas de estímulo para amenizar o impacto econômico do surto de coronavírus, que ainda não mostrou sinais de desaceleração.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 3,27%, a 1.236 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 3,09%, a 313 pontos, após mais cedo chegar a cair 5%.

O STOXX 600 ainda está cerca de 28% abaixo do seu recorde de fevereiro, apesar dos ganhos nas duas últimas sessões.

Os setores de energia e de viagens e lazer, os mais afetados pela recente queda, lideraram os ganhos no dia, com os preços baixos atraindo compradores.

No entanto, o indicador de volatilidade das ações da zona do euro também subiu. Com os números de mortes por coronavírus na Itália e na Espanha, agora os mais altos do mundo e com o confinamento de pessoas em várias importantes economias europeias, parece improvável que a situação irá melhorar tão cedo.

Ainda assim, o sentimento foi ajudado pelo acordo sobre um pacote de US$ 2 trilhões em estímulos fiscais nos Estados Unidos.

O mercado foi ajudado ainda por notícia de que a Alemanha, maior economia da Europa, estava aberta a usar o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) para sustentar economias atingidas pelo coronavírus.

“Na nossa opinião, o desafio para os líderes da União Europeia é projetar um programa MEE –e a narrativa política em torno dele– de uma maneira que remova o estigma e a noção de ‘resgate’, o que poderia custar caro para a política doméstica dos países receptores” da ajuda, escreveu Reinhard Cluse, economista-chefe na Europa do UBS, em uma nota.

Em Londres, o índice Financial Times avançou 4,45%, a 5.688,20 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,79%, a 9.874,26 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 4,47%, a 4.432,30 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,74%, a 17.243,68 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 3,35%, a 6.942,40 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 1,91%, a 3.955,62 pontos.

- Anuncie Aqui -