‘’Ao falarmos de amor…’’

Por Luiz Gustavo

Ao falarmos de amor, em suas muitas nuances e significados, precisamos de um certo cuidado. Porque muitas vezes somos capazes de amar sem dizer que amamos e dizer que amamos sem verdadeiramente amar, pois não entendemos a diferenciação dos nossos amores. Dos amores Eros, Storge, Philos e Ágape, três dos quatro estão relacionados a sentimentos e apenas um, o maior de todos – o Ágape, o amor que se doa – está integrado para uma ação direta e não a sentimentos – E é o sentido do amor dado ao Amor de Deus para conosco que cobre todos os demais amores; uma ação! E essa ação está enraizada no nosso ser sem muito menos percebermos; O amor de uma mãe é direcionada ao amparo incondicional, o de um pai pela segurança, o de um amigo pela companhia – potencializa-los é uma decisão nossa.
Devemos amar com os nossos sentimentos e princípios, mas além das nossas emoções e palavras, devemos amar com ações – mais do que sons aos ventos. É preciso verbalizar o amor, mas é preciso testifica-lo com atitudes, dizê-lo para que seja ouvido e fazer para que permaneça. Centenas de anos atrás o Amor de Deus foi verbalizado ao homem através de Cristo – o Verbo que se fez carne gritou Amor ao mundo e o mundo (muitas das vezes) se faz de surdo. O verdadeiro amor não vem por sentimentos, mas por ações que possuem a forma de uma cruz que deve mortificar o nosso ego.
Penso muitas vezes que o Amor que vê a falha em mim e continua a me amar, este é o Amor que devo amar. E não seria Deus, dono deste Amor? Aprendemos a amá-Lo porque Ele primeiro nos amou, e isso nos constrange a construir uma vida envolto d’Ele para retribuir esse Amor aos outros – não porque nossas ações podem alcançar esse Amor, mas porque fazemos com alegria pelo fato desse Amor ter nos tocado (e nos salvado). E por este Amor ter nos preenchido, sabemos que somos capazes de amá-Lo com o Amor que Ele mesmo nos dá – somos revestidos com o Seu Amor e enquanto o nosso amor próprio se esvai, a fonte d’Ele é eterna e inesgotável.
A todo tempo Deus te ama e tem oferecido o seu imenso Amor, que essas palavras o encontrem com muito carinho e Amor de Cristo. E lembre-se; o falar descreve o caminho, mas ‘’O nosso ir faz o caminho.’’ (C.S.Lewis). Jesus te ama, mas além das suas palavras, ele quer a sua resposta em forma de atitudes.
De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Com Amor Eterno eu te amei; com benignidade te atraí.’’
– Jeremias 31.3

- Anuncie Aqui -