Curitiba ganha sexto Ecoponto para descarte de inservíveis

www.asemananews.com.br
© Pedro Ribas/SMCS

Fica no Caiuá o sexto local para descarte correto de resíduos da construção e outros itens que podem prejudicar o meio ambiente. O mais novo Ecoponto de Curitiba foi entregue oficialmente à população nesta sexta-feira (17/7), pelo prefeito Rafael Greca. As cinco estruturas semelhantes espalhadas pela cidade já receberam mais de 4,3 mil toneladas de resíduos.

“Toda vez que passava neste local, junto aos conjuntos Diadema e Caiuá e à Vila Sabará, chamava a atenção a quantidade de lixo amontoado. Agora, todo esse material ganha destino correto”, destacou o prefeito ao lado do vereador Zezinho do Sabará, responsável pela emenda que viabilizou o empreendimento.

Os Ecopontos permitem o descarte correto de restos de construção civil, madeira, poda e limpeza de jardins, mobiliário e eletroeletrônicos inservíveis. O novo ponto, às margens da Avenida Juscelino Kubitschek, é anexo a um centro comunitário, também recentemente entregue e vistoriado pelo prefeito.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, lembrou que, com os Ecopontos, evitou-se que mais de 4,3 mil toneladas de resíduos fossem parar em algum bota-fora. “Os Ecopontos são mais uma opção à disposição da população de Curitiba, assim, evitamos que entulhos e outros materiais contaminantes cheguem em nossos rios”, explicou.

Participaram da entrega os diretores da Limpeza Pública, Edélcio Marques dos Reis; de Parques e Praças, Jean Brasil; e o gerente de Coleta, Luiz Celso Coelho da Silva.

Cada pessoa pode levar ao Ecoponto até um metro cúbico por dia de restos de construção, madeira ou poda. Móveis velhos e utensílios domésticos inservíveis de grande porte, materiais recicláveis, aparelhos eletroeletrônicos e óleo de cozinha pós-consumo também são recebidos. Um caminhão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz o recolhimento, encaminhando cada tipo de material para a destinação correta.

Hoje, a Prefeitura de Curitiba coleta, em média, 256 toneladas/mês de resíduos (sofá, geladeira, fogão, pneus, caliça, madeira, entulhos, entre outros) descartados inadequadamente nos leitos e margens de rios; e mais 4,5 mil toneladas/mês em finais de ruas, praças, fundos de vales – chamados bota-fora.

Mais limpo e bonito

Em operação desde o início de julho, o novo Ecoponto anima a população vizinha. Segundo o aposentado Benedito Leandro de Almeida, morador da região há 32 anos, era muito comum ver os moradores descartando restos de construção na rua.

“Com este novo Ecoponto a situação vai melhorar muito. O que nós esperamos é que a população tenha consciência, descarte no local correto e deixe nosso bairro mais limpo e bonito”, disse Benedito.

Onde ficam os Ecopontos:

1 – Ecoponto Érico Veríssimo – Rua Capitão Amin Mosse, 557 – Bairro Alto Boqueirão (anexo à Praça Claudio Manoel Loyola e Silva);
2 – Ecoponto Guaçuí – Rua Guaçuí esquina com a Travessa Eli Volpato – Bairro Sitio Cercado;
3 – Ecoponto Vila Verde – Rua Lydio Paulo Bettega esquina com a Rua Marcos Campos – Bairro CIC;
4 – Ecoponto CIC – Rua Orestes Thá esquina com a Rua Cid Campelo – Bairro CIC;
5 – Ecoponto Vila Pantanal – Tenente Coronel Villigran Cabrita esquina com a Rua Nair Ferraz Cazellato.
6 -Ecoponto Caiuá – Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, sentido CIC – Araucária próximo da Rua Marcos Antônio Malucelli – CIC

- Anuncie Aqui -