CURITIBA: Feiras, Sacolões, Armazéns e restaurantes têm cuidados extras com pandemia

www.asemananews.com.br
Foto: Hully Paiva/SMCS

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Curitiba vem mantendo abertos todos os equipamentos que garantem comida de qualidade e barata aos curitibanos. Portarias, regulamentações e normas começaram a ser publicadas no fim de março pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e ajudam a reduzir a possibilidade de contágio pelo vírus nos 34 Armazéns da Família, 89 feiras livres, cinco Restaurantes Populares, 14 Sacolões da Família, Mercado Municipal de Curitiba e Mercado Regional Cajuru, além das 32 hortas comunitárias urbanas.

“Por determinação do prefeito Rafael Greca, continuamos a oferecer aos moradores da cidade o acesso a uma alimentação saudável fundamental para elevar a imunidade, que é indispensável para a proteção contra a covid-19”, explica o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.

Também foram reforçadas as informações sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em todos os estabelecimentos administrados pela SMSAN, bem como encaminhado material orientativo sobre como evitar o coronavírus. “A intenção é que os permissionários, prestadores de serviços e servidores ajudem a disseminar as informações”, reforça Gusi.

No domingo, todos os equipamentos estão fechados, seguindo o Decreto 940 da Prefeitura, que entrou em vigor na última terça-feira (21/7).

Armazém da Família

Com limite de fregueses (uma pessoa a cada 9 metros quadrados) e distribuição de senhas na entrada, os Armazéns da Família têm à disposição álcool em gel 70% e cartazes estão espalhados por todo o local orientando sobre os cuidados na higienização. As 34 unidades funcionam de 8h45 às 17h15, de terça-feira a sexta-feira, e, aos sábados, das 8h30 às 13h, não sendo permitida a formação de fila antes desse horário. Para evitar aglomerações em frente aos armazéns, nas entradas há demarcações com fita adesiva no chão para manter distanciamento de 1,5 metro entre os usuários. Também foram instalados protetores de acrílico em todos os caixas para proteger funcionários e clientes. Além disso, o uso de máscara é obrigatório.

Sacolão da Família

Nos Sacolões da Família, os cuidados já começam na entrada. Há limite de fregueses como nos Armazéns da Família e, para evitar aglomerações, há demarcações na entrada com fita adesiva no chão para manter distanciamento de 1,5 metro entre os fregueses, caso ocorra fila na parte externa. Também é ofertado de álcool em gel 70% desde a entrada do local e cartazes estão espalhados por todo o local orientando sobre os cuidados na higienização. O uso de máscara é obrigatório. Os Sacolões funcionam de segunda a sábado em horários específicos (confira no link).

Feiras

As feiras livres (diurnas, noturnas, gastronômicas, orgânicas e Nossa Feira) abrem em Curitiba de segunda a sexta-feira, em diferentes horários (confira no link) e o uso de máscara nos espaços é obrigatório. Todos os feirantes foram orientados a dispor álcool em gel 70% e a reforçar a prática de lavagem de mão. Em local visível, são dispostos materiais informativos sobre como se prevenir. Para evitar aglomerações em frente às barracas e trailers, devem ser feitas demarcações com fita adesiva no chão para manter distanciamento de 1,5 metro entre os fregueses. É obrigatório o distanciamento próximo aos trailers que vendem alimentos prontos para o consumo. No caso do Nossa Feira, que reúne hortifrútis em uma única tenda, há controle de fluxo de fregueses.

Mercado Municipal de Curitiba e Mercado Regional Cajuru

Com limite de clientes e controle nas entradas, os mercados da capital estão abertos. No Mercado Municipal de Curitiba, são até 300 pessoas por vez, de terça-feira a sábado, das 8h às 18h. No caso do Mercado Regional Cajuru, são até 55 pessoas por vez, de terça a sábado, das 8h 18h; e sábados, das 7h às 18h. Se o número limite for alcançado, filas são organizadas na parte externa com marcação no solo – para, assim, respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro. Outra restrição é a quantidade de pessoas trabalhando dentro dos mercados. Esse número varia, conforme o tamanho do boxe. Fregueses e funcionários precisam usar máscaras. Álcool em gel é ofertado em vários pontos dos mercados e informações de prevenções e cuidados estão afixados em locais visíveis.

Restaurante Popular

Os cinco restaurantes populares da Prefeitura (Matriz, Sítio Cercado, CIC/Fazendinha, Pinheirinho e Capanema) funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h. As filas nos locais são feitas do lado de fora, com orientação para distanciamento de um 1,5 metro, e a entrada é controlada para evitar aglomerações. Também há distanciamento nos lugares das mesas, sempre pulando um banco de uma pessoa para outra. As pessoas atendidas também são orientadas sobre a higiene das mãos, estimulando cada um a lavá-las, antes e depois, de fazerem as refeições. Foram espalhados ainda cartazes com medidas de assepsia e quem preferir levar para a casa a refeição pode pedir marmitas que são entregues em embalagens térmicas, sem custo extra. Também há limite de pessoas por unidade (uma pessoa a cada 9 metros quadrados).

Horta comunitária

Com a pandemia do novo coronavírus, o cultivo e a colheita nas 32 hortas comunitárias de Curitiba ganharam cuidados extras para proteger quem trabalha nos espaços com apoio da Prefeitura. Distanciamento entre os produtores nos canteiros, criação de escalas de permanência e higienização permanente das mãos e utensílios são algumas das regras estabelecidas pela SMSAN. Além disso, todos os agricultores urbanos precisam usar obrigatoriamente máscaras e cartazes instalados nos locais trazem informações sobre prevenção e cuidados contra covid-19.

- Anuncie Aqui -